Na linha de frente no combate ao novo coronavírus nos hospitais, prontos- socorros e postos de saúde, o Amazonas já registrou 57 profissionais da área de saúde contaminados pelo vírus e três vítimas fatais da doença provocada por ele. Eles são médicos, enfermeiros, assistentes, técnicos e bioquímcos, que se arriscam diariamente salvando vidas.
As informações oficiais são da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS/AM) feitas durante a atualização diária via online, na tarde desta segunda-feira (13). Segundo a diretora-presidente do órgão, Rosemary Pinto, atualmente, são 10, oito em leitos clínicos e dois na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outros 31 profissionais estão fora do período de transmissão da doença e devem retornar as atividades no sistema de saúde nos próximos dias. Seis mortes de profissionais foram notificadas, três confirmadas por Covid-19 e as outras aguardando diagnóstico.
“Entre os óbitos confirmados, nós temos um médico, um enfermeiro e uma técnica em enfermagem, e três médicos em investigação”, informou a presidente da FVS/AM. Ainda segundo ela, o Centro Estadual de Referência de Saúde do Trabalhador está indo a todas as unidades de saúde com o objetivo de identificar se há outros profissionais com sintomas da doença, alguns já foram afastados pela suspeita da Covid-19.