19 de dezembro de 2025
Mundo

Novo coronavírus estava em Barcelona há 1 ano, diz estudo

A Universidade de Barcelona identificou o novo coronavírus em amostras de águas residuais coletadas na cidade em 12 de março de 2019. A descoberta indicou que o SARS-CoV-2 já estava presente um ano antes da declaração da pandemia, em 11 de março de 2020, que marcou o início da crise.

O resultado da pesquisa mostrou que o coronavírus circulava muito antes de ser conhecido, segundo um comunicado emitido pela universidade nesta sexta-feira (26).

O governo espanhol declarou o estado de alarme em 14 de março e aprovou medidas severas para restringir a movimentação da população e as atividades sociais e econômicas para conter o contágio.

De acordo com o Ministério da Saúde, na quinta-feira (25) foram reportados três óbitos e 157 novos casos de Covid-19. Ao todo, a Espanha já registrou 28.330 mortes e 247.486 casos.

Os especialistas estudaram semanalmente amostras obtidas de duas estações de tratamento da capital da Catalunha, sob a premissa de que há grandes quantidades de genoma de coronavírus nas fezes.

– Os níveis do genoma do SARS-CoV-2 coincidiram claramente com a evolução dos casos de Covid-19 na população – explicou o coordenador do trabalho, Albert Bosch.

No entanto, ter identificado a presença do vírus antes dos casos demonstra, segundo os pesquisadores, que muitos infectados podem ter sido confundidos com doentes de gripe.

– Identificar a propagação do SArS-CoV-2 com um mês de antecedência teria permitido uma resposta melhor à pandemia – declarou Bosch.

Leia mais

Trump ataca imigração de Biden e afirma que seus 11 meses trouxeram mudanças históricas aos EUA

Matheus Valadares

Rússia alerta sobre “consequências imprevisíveis” das tensões na Venezuela

Matheus Valadares

Brasileira e italiano morrem durante salto de paraquedas na Itália

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!