29.3 C
Manaus
24 de novembro de 2024
DestaquesEducação

Prefeitura promove formação para pedagogos das escolas inseridas no programa ‘Educa Mais Manaus’

Com a finalidade de orientar sobre as ações pedagógicas em preparação para as avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Prefeitura de Manaus iniciou, nesta segunda-feira, 31/7, a formação para os pedagogos do 3° ao 9° ano das unidades de ensino envolvidas no programa “Educa Mais Manaus”. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), reuniu quase 80 pedagogos, das Divisões Distritais Zonais Norte e Centro-Sul, no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Lúcia Melo Ferreira Almeida, no bairro Novo Aleixo, zona Norte.

Dentre os assuntos abordados no encontro, destaque para o contexto do “Educa + Manaus” como avaliação em larga escala; o papel do pedagogo para a aprendizagem do estudante público-alvo do programa; diretrizes técnico-pedagógicas específicas ao pedagogo e  a socialização de boas práticas e resultados do sexto simulado e descritores críticos. A formação será realizada com pedagogos das sete DDZs, da Semed.

Segundo a chefe da Divisão de Ensino Fundamental (DEI), Josseane Costa e Silva, os pedagogos são profissionais essenciais para o pleno desenvolvimento das ações dentro das escolas municipais, as quais passarão pela avaliação do Saeb.

“O pedagogo tem um papel fundamental e estratégico para o desenvolvimento das ações dentro da escola. Para tratarmos a avaliação em larga escala é importante estarmos tratando a rotina desse pedagogo frente a todas as demandas dentro das escolas, como atendimento aos pais e ao próprio estudante. Então, nesse encontro, estamos dialogando sobre todas as práticas exitosas e orientando esse profissional para ter sucesso dentro do programa Educa Mais”, declarou.

Público-alvo

Entre os participantes estava Adede Silva, pedagoga da escola municipal Ivone Maria de Barbosa e Silva, no bairro Cidade de Deus, zona Norte, gerenciada pela DDZ Centro-Sul. A profissional declarou que o momento é oportuno para alinhar as estratégias.

“Esse encontro é um norteador para uma avaliação do Saeb melhor e de qualidade. Esse momento serve para observarmos em qual ponto estamos. Todos os pedagogos estão recebendo a mesma orientação e a partir disso, cada pedagogo vai adaptar a sua realidade. A formação serve de fundamento e base para que a gente tenha uma ação em cadeia organizada. Estou muito feliz com esse encontro”, disse.

Para a pedagoga da DDZ Norte, Maricleia Feitosa, da Marly Barbosa Garganta, Monte das Oliveiras, zona Norte, o encontro foi proveitoso para esclarecer sobre as diretrizes do programa “Educa Mais Manaus”.

“Eu estou achando muito importante esse programa, porque ele está revolucionando, na verdade, nossa educação. O pedagogo como é um dos pontos lineares na escola, ele precisa dessa orientação para poder guiar os demais do grupo”, concluiu.

Leia mais

Programação natalina da Prefeitura de Manaus tem Casa do Papai Noel, chuva de neve, túnel de luzes e enfeites na Ponta Negra

Central de Jornalismo

Suspeito de ameaçar divulgar imagens íntimas da ex-companheira é preso

Marcilon Souza

Criminosos fazem arrastão e trocam tiros com a polícia no centro do Rio

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais