26.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
AmazonasDestaques

Acampamento de escoteiros reúne mais de 80 adolescentes no AM

Mais de 80 jovens do Movimento Escoteiro participaram neste último final de semana (28, 29 e 30-jul) do Acampamento Regional de Patrulhas Escoteiras (ARPE). O encontro aconteceu na chácara Sublime Encontro que fica no ramal do km 17 da rodovia BR 174. O evento reuniu mais de 80 escoteiros com idade de 11 a 14 anos e contou com a participação de seis grupos escoteiros de Manaus. O evento é realizado e coordenado pelos Escoteiros do Brasil Amazona. e acontece de dois em dois anos.

Entre as atividades propostas estão a integração dos jovens com outros adolescentes do Movimento, o sistema de patrulha, convivência ao ar-livre, a independência, o aprender fazendo e técnicas de acampamento, conforme explica o coordenador da atividade e chefe escoteiro Celso Eduardo – “Nosso objetivo é proporcionar aos jovens um momento impar, em um ambiente saudável, com muitos jogos, competições, além de estimular a amizade, o respeito entre todas as patrulhas. Nesse encontro todos os jovens são responsáveis, pela comida, pela fogueira e pela organização de seus subcampos” concluiu o chefe escoteiro.

No final da matéria você pode acessar a cobertura fotográfica do acampamento.

O que é o escotismo:

O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 por Robert Baden-Powell, na Inglaterra. Baden-Powell aproveitou os elementos positivos de camaradagem, iniciativa, coragem e autodisciplina presentes na sua vida militar, bem como técnicas que seriam úteis no desenvolvimento dos jovens para criar um novo movimento educacional.

A partir de saberes e habilidades que aprendeu enquanto esteve na Índia e na África, ele escreveu, em 1899, um livro chamado “Ajudas à Exploração Militar” (Aids To Scouting), que continha informações sobre seguir pistas, exploração e técnicas que se referiam à vida em campo. O sucesso foi tanto que os jovens ingleses usaram para se divertir e viver novas aventuras.

Percebendo o enorme interesse dos jovens em aprender e replicar as técnicas citadas no livro, Baden-Powell empenhou-se em adaptá-lo para ser utilizado pelas escolas britânicas. E foi assim, reunindo as experiências e as atividades ao ar livre que criou um estilo de vida que passou a ser utilizado na educação e formação dos jovens: o Escotismo.

Brownsea o primeiro acampamento escoteiro do mundo

No dia 1º de agosto de 1907, ele levou 20 rapazes para a Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, para realizar o primeiro acampamento escoteiro do mundo. Essa era a forma que B-P havia encontrado para testar suas ideias. Ao longo de oito dias, ele aplicou diversos ensinamentos sobre vida em equipe e ao ar livre, acampamentos, fogueiras, jogos, rastreamento, observação e dedução, técnicas de primeiros socorros, alimentação e boas ações.

Ele havia pensado nessa diversidade de práticas para que os jovens pudessem voltar para casa mais independentes e com novas habilidades.

O acampamento foi um sucesso e, no início do ano seguinte, Baden-Powell lançou as seis edições do guia “Escotismo para Rapazes”, sem sonhar que estaria fundando o maior movimento educacional de jovens do planeta. A busca pelos manuais foi tão grande que ocasionou o surgimento de Tropas Escoteiras por toda parte.

Em vista dessa inesperada expansão do Movimento, B-P afastou-se do exército e se dedicou à sua “segunda vida”, como chamava o Escotismo. Passou, então, a viajar por diversos países, para orientar a constituição e o trabalho das associações escoteiras e para fazer do Escotismo uma grande fraternidade mundial.

O Escotismo foi crescendo, ramificando-se também numa vertente para as meninas (em 1909) e, em 1920, com o fim da Primeira Guerra Mundial, reuniu cerca de 8 mil jovens em Londres para o primeiro Jamboree Mundial, o maior evento escoteiro do mundo até então.

 

Leia mais

VEJA: Suposto amigo ex3cut@ homem a tiros dentro de táxi em Iranduba

Matheus Valadares

Inter supera Vasco em luta por vaga direta para a Libertadores

Matheus Valadares

Jojo Todynho vira “mãe à distância” e bancará jovem angolano até o ensino superior

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais