24 de outubro de 2025
DestaquesMundo

Confusão com diplomatas gera nova crise entre Índia e Paquistão

A Índia exigiu que o Paquistão reduza pela metade o número de funcionários da embaixada em Nova Délhi e afirmou que fará o mesmo na capital paquistanesa, Islamabad. O prazo é de uma semana.

De acordo com o jornal norte-americano “The Washington Post”, o Ministério das Relações Exteriores da Índia afirmou nesta terça (23) que dois oficiais indianos foram presos à mão armada no Paquistão.

Os dois funcionários teriam descrito “tratamentos bárbaros” que sofreram nas mãos das agências paquistanesas, afirmou o ministério.

O governo indiano acusou ainda funcionários do Alto Comissariado do Paquistão em Nova Délhi de terem participado de “atos de espionagem e mantido relações com organizações terroristas”.

Por meio de um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores paquistanês negou as acusações das autoridades indianas. A chancelaria afirma que a alegação é apenas um pretexto para reduzir os funcionários da embaixada na Índia.

O Paquistão afirma que dois funcionários indianos foram presos após atropelarem um pedestre e tentarem fugir. A polícia teria revistado o veículo e encontrado dinheiro falso. Eles teriam sido liberados e transportados até a fronteira, onde teriam cruzado para a Índia.

A troca de acusações deve aumentar a tensão entre os dois países. Há muito tempo, a Índia afirma que o Paquistão financia e protege autores de ataques em território indiano, sobretudo na Caxemira.

Leia mais

Após 30 anos, Palmeiras sofre maior derrota na Libertadores

Matheus Valadares

VEJA: Trabalhadores ficam à deriva após naufrágio no interior do Amazonas

Matheus Valadares

Flávio Bolsonaro sugere a Donald Trump ataques a embarcações na costa do Brasil

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!