A Secretaria de Ordem Pública (Seop) do Rio de Janeiro demoliu, na manhã desta quarta-feira (9), uma casa luxuosa avaliada em R$ 1 milhão, construída de forma irregular na comunidade da Rocinha. Segundo os agentes, o imóvel, que tinha direito a piscina de 3 metros de profundidade com cascata, oferecia riscos à população.
– A demolição de construções irregulares é uma prioridade da prefeitura, por isso já fizemos quase 3.000 operações como essa desde 2021. Aqui na Rocinha, hoje, nós estamos demolindo uma construção de luxo, com piscina. É uma construção que coloca em risco a vida das pessoas. Nosso objetivo principal é preservar vidas, evitar tragédias; são construções sem acompanhamento técnico, e, além disso, nós temos que frear a desordem na cidade – disse o secretário Brenno Carnevale.
Segundo informações da prefeitura, a casa de dois andares foi construída em um terreno de cerca de 450 m² no alto da comunidade, em uma área conhecida como Roça. O imóvel tinha acabamento em mármore, uma piscina com azulejos, iluminação interna, escorregador e capacidade para 100 mil litros de água, o que potencializava os riscos. De acordo com os técnicos, tratava-se de muito peso sobre uma área instável.
– A construção foi feita de forma irregular sem nenhum acompanhamento técnico e é ilegalizável, podendo trazer riscos à vida dos ocupantes e dos moradores do entorno, devido ao porte robusto das estruturas, que segundo técnicos da secretaria, deixam clara a intenção de realizar uma construção de grande porte – explicou Carnevale.
Ele disse ainda que a Seop continuará “fazendo essas operações para combater o crescimento desordenado e o desmatamento e para garantir que a cidade se estabeleça de uma forma organizada, e acima de tudo preservando a vida da população”.
Construção irregular? Aqui, não! ❌
A Prefeitura iniciou a demolição de uma casa de luxo que estava sendo construída ilegalmente no alto da Rocinha. O terreno de 450m² já tinha uma piscina cheia, o que aumentava muito o peso em uma área instável, podendo causar uma tragédia. pic.twitter.com/5wS7mmHtBe
— Prefeitura do Rio (@Prefeitura_Rio) August 9, 2023