29.3 C
Manaus
24 de novembro de 2024
DestaquesMundo

Barbie é retirada dos cinemas da Argélia por “ataque à moral”

O filme americano Barbie, da diretora Greta Gerwig, foi retirado de cartaz nesta segunda-feira (14) dos cinemas da Argélia, apesar de ter sido lançado em 21 de julho. A retirada do filme ocorreu sem um comunicado oficial das autoridades e gerou acusações de um novo episódio de censura.

De acordo com o jornal digital 24H Algérie, o Ministério da Cultura enviou, neste domingo (13), uma circular à distribuidora MD Ciné, bem como às salas de Argel, Constantine e Oran para a remoção imediata do longa, por “ataque à moral [religiosa]”, embora até agora não tenha se pronunciado publicamente.

Entre os afetados por essa decisão está a multissala Garden City TMV, que inaugura suas instalações na capital nesta segunda, e que retirou o filme de sua programação esta semana para substituí-la por outros títulos estrangeiros, como o bem-sucedido Oppenheimer. Este, ao contrário de Barbie, contém cenas de sexo e nudez, para as quais os internautas questionaram os motivos do veto.

A Argélia segue os passos de outros países da região como o Kuwait e também o Líbano, que defendem que o filme “promove a homossexualidade” e encoraja a ideia de “recusar a guarda do pai, menosprezar o papel da mãe e ridicularizar questionando a necessidade do casamento e de constituir uma família”.

Em apenas três semanas, cerca de 400 mil espectadores puderam assistir à sua exibição, protagonizando inusitadas filas de espera no país norte-africano, onde a maioria das salas de cinema desapareceu. Atualmente, restam 20, contra as 450 que existiam antes de sua independência em 1962.

A Autoridade Reguladora do Audiovisual (Arav) anunciou, na última sexta (11), a suspensão temporária do novo canal privado de televisão Essalam TV, após a exibição de um filme estrangeiro com cenas “contrárias aos preceitos do Islã e aos costumes da sociedade”.

Pouco depois, o canal pediu desculpas pelo “erro inadvertido” e explicou que havia sancionado o responsável. Em novembro, a El Adjawaa TV – que transmite do Reino Unido – foi fechada para sempre por transmitir imagens “imorais”.

Leia mais

Cruzeiro é vice-campeão sul-americano após levar 3 a 1 do Racing

Central de Jornalismo

Motociclista sem capacete sofre acid3nte f@tal no bairro Santo Agostinho

Central de Jornalismo

Brig@ por causa de estacionamento termina em m0rte no Conjunto Viver Melhor

Central de Jornalismo

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais