Rodrigo Tobias de Sousa Lima, ex-secretário de estado da saúde do Amazonas, é interrogado na manhã desta segunda-feira (29) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, que investiga gastos do governo durante a Pandemia.
Nesta segunda, também deve ser interrogado um ex- secretário executivo do fundo estadual de Saúde da Susam.
As atividades da CPI estavam suspensas desde o dia 16, quando surgiu a evidência de que a definição dos membros da comissão não atendia a requisitos previstos no regimento interno do poder legislativo do estado. Após ser suspensa, uma nova decisão da Justiça do Amazonas derrubou a liminar e autorizou a retomada dos trabalhos.
O ex-secretário executivo de Saúde do Amazonas, João Paulo Marques, foi ouvido nesta sexta-feira (26) pela Comissão. Com a saída do ex-secretário da Susam, Rodrigo Tobias, em 8 de março Marques assumiu o comando da secretaria de Saúde até a posse na nova secretária, Simone Papaiz.
Segundo a CPI, “neste período vários contratos com suspeitas de irregularidades foram assinados”. A CPI cita a compra de respiradores hospitalares para atender o hospital de campanha Nilton Lins. Segundo foi constatado pela CPI, existem irregularidades na aquisição dos equipamentos.
Sobre os depoimentos, o Governo do Amazonas informou, na sexta, que “todos os questionamentos estão sendo respondidos no âmbito da CPI e que o Governo do Amazonas tem atuado com transparência e prestado todos os esclarecimentos sempre que demandado”.