A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou uma pesquisa para avaliar a quantidade de pedestres que circulam pelo trecho de travessia em frente a uma operadora de telefonia na avenida Ephigênio Salles, nesta terça-feira, 12/9. O objetivo da iniciativa é compreender a necessidade de ampliar o espaço destinado à travessia e espera dos pedestres, garantindo assim mais segurança e conforto à população.
“É fundamental que tenhamos dados precisos sobre o fluxo de pedestres em áreas de grande circulação. Com essas informações em mãos, podemos planejar e executar ações que realmente atendam às necessidades da população e garantam local seguro, sinalizado e com mais visibilidade para que seja feita travessia com segurança”, informou Uarodi Guedes, diretor de engenharia do IMMU.
A sinalização adequada já tem mostrado resultados positivos em outros pontos da cidade. Muitos pedestres têm observado que, com a presença de sinalizações claras, se sentem mais seguros ao atravessar a avenida. A sinalização não apenas orienta os pedestres, mas também os motoristas, criando um ambiente harmonioso nas vias.
O espaço físico para os pedestres na Efigênio Salles tem potencial para se tornar um modelo de acessibilidade. A Prefeitura de Manaus está comprometida em tornar o trânsito mais seguro para os pedestres, e essa pesquisa é um passo importante nessa direção. A expectativa é que, com as informações coletadas, ações efetivas sejam implementadas para auxiliar na travessia.