27.3 C
Manaus
23 de agosto de 2025
DestaquesEconomia

Shopee e Mercado Livre aderem ao programa de isenção de imposto de compras de até US$ 50

As empresas de comércio eletrônico Mercado Livre e a Shopee foram certificadas pela Receita Federal no Programa Remessa Conforme, que isenta tributação compras com valor de até 50 dólares. A certificação consta do Diário Oficial da União desta sexta-feira 22. 

Até a semana passada, as empresas que aderiram ao programa representavam cerca de 67% do volume das remessas enviadas ao País, conforme dados da Receita Federal. Outras gigantes do ramo, como Shein, AliExpress e Sinerlog, já estavam habilitadas. A certificação da Amazon continua pendente de formalização. 

O programa do governo federal visa combater a sonegação tributária, zerando o imposto de importação de transações de até 50 dólares para os varejistas aderentes ao programa que cobrem pelos tributos no momento em que a compra é finalizada. Antes, a cobrança só ocorria quando a mercadoria ingressava no País. 

Para compras que excedam o valor de 50 dólares, há incidência de imposto de importação, de 60% do valor dos itens, além do ICMS.

Leia mais

Omar Aziz é destaque na categoria Melhores do Senado no Prêmio Congresso em Foco 2025

Matheus Valadares

Avião de pequeno porte faz pouso de emergência nas águas do Rio Negro

Matheus Valadares

Brasil sente efeitos positivos após indicações de corte de juros nos EUA

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!