26.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
AmazonasDestaques

Mais de 100 botos morrem em lago superaquecido de Tefé

Foto: André Zumark/Instituto Mamirauá / BBC News Brasil

O Instituto Mamirauá constatou a morte de 110 botos tucuxis no lago Tefé, nas imediações do porto da cidade, localizada na região do médio rio Solimões, interior do Amazonas.

A identificação dos animais iniciou no sábado passado (23) e terminou nessa sexta-feira (29). Há uma tendência maior no número de morte dos golfinhos de água doce e carcaças dos animais já foram recolhidas.

A média normal de temperatura do lago é de 30ºC a 31ºC nesta época do ano. Entretanto, segundo a líder do Grupo de Pesquisa de Mamíferos Aquáticos Amazônicos do Instituto Mamirauá, Miriam Marmontel, a temperatura subiu para 39ºC, por volta das 18h dessa quinta-feira (28).

Fenômenos como El Niño e o aquecimento do Atlântico Tropical Norte estão por trás desta estiagem no rio Solimões, segundo o pesquisador na área de geociências no instituto, Ayan Fleischmann.

Comunidades ribeirinhas ficaram consternadas com a morte destes animais, entre eles machos, fêmeas, filhotes, adultos e jovens. Segundo pesquisadores do Instituto Mamirauá, a diferença entre esta seca atual e a histórica, registrada em 2010, é que não houve mortandade de botos como fora verificado nos cursos d’água de Tefé.

As causas das mortes seguem em investigação, mas a seca e o esquentamento da água são uma das principais hipóteses. Questões como toxinas e patógenos presentes na água também não estão descartados.

Leia mais

VEJA: Suposto amigo ex3cut@ homem a tiros dentro de táxi em Iranduba

Matheus Valadares

Inter supera Vasco em luta por vaga direta para a Libertadores

Matheus Valadares

Jojo Todynho vira “mãe à distância” e bancará jovem angolano até o ensino superior

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais