35.3 C
Manaus
12 de setembro de 2025
Amazonas

Aumento da tarifa de energia elétrica é tema de audiência pública entre entidades do comércio e indústria do AM nesta quinta-feira

Entidades e demais segmentos que representam o comércio e a indústria do Amazonas participam nesta quinta-feira, 2, às 15h, de uma audiência pública virtual para debater o aumento da tarifa da energia elétrica nas contas dos setores e consumidores em geral. A reunião, promovida pela Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca da Assembleia Legislativa do Amazonas (CICZF-Aleam), visa discutir os impactos da substituição tributária e tributação do ICMS no custo de produção das empresas e propor soluções para a diminuição do valor cobrado nas contas do contribuinte amazonense.

Na audiência, que será realizada por videoconferência através do aplicativo Zoom, estão confirmadas a participação de representantes de várias entidades do comércio, indústria e órgãos do governo como o presidente da Amazonas Energia, Tarcísio Estefano, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), Ralph Assayag, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Carlos da Silva, o presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (CIEAM), Wilson Périco e o presidente da Associação do Comércio do Estado do Amazonas (ACA), Jorge de Souza. Também estão previstas a presença do presidente da Jabil, Celso Piacentini, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Nascimento, o presidente do Conselho de Consumidores da Amazonas Energia, Vaubel Mafra, entre outros segmentos.

Presidente da CICZF, o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) disse que o intuito da audiência é discutir o aumento elevado da tarifa nas contas dos comerciantes, empresários e público em geral e questionar a concessionária de energia, que teve uma alta arrecadação em tempos de pandemia.

“Nossa ideia é discutir os motivos da mudança na cobrança do ICMS, o que deixou as contas dos empresários e consumidores mais cara. Estamos no meio de uma pandemia e quem está sofrendo com esse aumento é o consumidor final que está lá na ponta. Vamos debater e propor soluções para reduzir a tarifa e aliviar o bolso do contribuinte amazonense”, explicou o parlamentar.

Leia mais

Greve do transporte público em Manaus escancara omissão do Governo Wilson Lima

Matheus Valadares

Policial que agrediu adolescentes por fumar maconha é afastado em Itacoatiara

Matheus Valadares

CM7 Brasil inaugura sede internacional em Orlando e fortalece conexão com brasileiros nos EUA

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!