11 de janeiro de 2026
DestaquesPolícia

Operação apura fraude em compra de testes de Covid-19

Uma operação do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Civil foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (2) como parte de uma investigação que apura irregularidades na aquisição de testes de Covid-19 pelo governo do DF. As ações são realizadas em sete estados (GO, RJ, SP, PR, SC, BA e ES), além do próprio Distrito Federal.

No total, a operação, que foi nomeada de “Falso Negativo”, cumpre 81 mandados de busca e apreensão em mais de 20 cidades. Entre os endereços alvo dos mandados estão o Laboratório Central do DF, a Farmácia Central, a Secretaria de Saúde do DF e residências dos responsáveis pelas compras.

As investigações das autoridades apontaram superfaturamento nas compras e baixa qualidade dos testes, que podem dar falso negativo. O prejuízo aos cofres públicos com as compras é estimado em cerca de R$ 30 milhões. São investigados crimes como fraude a licitação, organização criminosa, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e cartel.

Os investigadores apontam que servidores da Secretaria de Saúde do DF se organizaram para fraudar licitações e para comprar testes IgG/IgM com preços superfaturados. Como é praxe nesse tipo de crime, a aquisição aconteceu com dispensa de licitação. Ainda segundo a investigação, houve troca de marcas de testes por outras de qualidade inferior.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que “todos os testes adquiridos, recebidos por meio de doações ou enviados pelo Ministério da Saúde tem o certificado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – e portanto foram testados e aprovados pelo órgão Federal”.

Leia mais

CEO de petroleira dos EUA afirma que Venezuela é inviável para investimentos

Matheus Valadares

Morre Manoel Carlos, autor de clássicos da teledramaturgia brasileira, aos 92 anos

Matheus Valadares

Amazonas FC estreia no Barezão 2026 neste sábado (10)

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!