O Exército de Israel informou, nesta segunda-feira (16), que 199 pessoas foram sequestradas pelo grupo terrorista Hamas no ataque violento de 7 de outubro, segundo um balanço atualizado. Entre essas pessoas está a jovem Tchelet Fishbein Za’arur (ou Celeste como a família a chama em português), de 18 anos, filha e neta de brasileiros.
A imprensa israelense afirmou que as Forças de Defesa de Israel recuperaram os cadáveres de alguns reféns sem informar quantos. Até este domingo (15), o Hamas disse que 22 reféns morreram em consequência dos bombardeios de Israel.
Segundo a família de Celeste, que não tem cidadania brasileira e trabalha como babá em Israel, ela e o namorado se refugiaram em um bunker e não foram mais vistos. Um parente da jovem foi morto em um atentado terrorista em 2001, em Jerusalém. Ao Fantástico, da TV Globo, Mario Fishbein, tio de Celeste, revelou que há registros do celular dela em Gaza.
– Sabemos que o telefone dela está lá em Gaza. Não localizaram o telefone em si, localizaram o último sinal do telefone. Mas isso não quer dizer nada, o telefone pode estar em um lado e ela pode estar em outro – detalhou.
A mãe da jovem, Gladys Fishbein, também conversou com o Fantástico. Ela falou que a situação está complicada por causa da falta de informações sobre a filha e relatou que está difícil reunir forças para continuar lutando para conseguir notícias.
– A verdade é que a situação é insuportável (…). Eu não sei aonde ela está. Eu não sei a condição dela. Eu não sei como ela está se sentindo. Não sei. Eu fico louca – completou.