O projeto de lei n°216/23, em tramitação na Câmara Municipal de Manaus (CM), propõe o uso da Bíblia como recurso paradidático em escolas públicas e privadas da cidade. O autor do projeto, vereador Raiff Matos, alega que as escrituras sagradas podem enriquecer o ensino em diversas áreas, incluindo história, literatura, ensino religioso e filosofia, entre outras.
Os livros paradidáticos, como complemento aos materiais didáticos, têm o potencial de estimular o interesse dos alunos e melhorar a aprendizagem. O projeto se baseia no fato de que a Bíblia é não apenas um texto religioso, mas também possui relevância literária, arqueológica, histórica e cultural.
O vereador enfatiza que a proposta não impõe visões religiosas e que o ensino religioso é opcional, de acordo com a Constituição Federal, visando enriquecer a formação básica comum dos alunos.
“O que se pretende trazer aqui é a leitura e o conhecimento histórico deste livro tão importante, cooperando para a formação básica comum dos alunos”, justifica o vereador Raiff Matos.
Tramitação
O projeto foi protocolado na CMM em maio deste ano e obteve pareceres favoráveis da 2ª Comissão de Constituição e Justiça, da 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, e agora está seguindo para análise na 4ª Comissão de Educação.
Com informações da assessoria