33.3 C
Manaus
24 de novembro de 2024
CidadeDestaques

A importância do Terceiro Setor, Conheça a história do Instituto Abílio Pontes

Durante a pandemia, a atuação do terceiro setor ficou ainda mais evidente. Instituições e projetos sociais estão sendo responsáveis pela realização de um trabalho essencial à sobrevivência de milhares de pessoas que vivem em condições vulneráveis e sofrem com a falta de apoio do poder público. Ajudar na distribuição de mantimentos, organização das comunidades, são alguns serviços que os governos não dariam conta de fazer sozinhos, nesse momento as instituições são fundamentais.

Entenda o que é o Terceiro Setor:

O Terceiro Setor é composto por organizações privadas sem fins lucrativos e de interesse público, as chamadas organizações da sociedade civil (OSCs). Hoje, no Brasil, existem mais de 820 mil OSCs. São organizações que atuam em áreas como saúde, educação e assistência social, ajudando a preencher lacunas deixadas pelo Poder Público.

Uma historia de luta e perseverança:

Conheça a história de uma instituição que vem ajudando a transformar vidas de pessoas na cidade de Manaus. Fazer o bem a todos é um mandamento bíblico, e com essa iniciativa surgia uma instituição com o objetivo de contribuir para diminuição das desigualdades sociais, dando apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social em nossa cidade e mostra a importância do terceiro setor.

No início de 2014 eram feitos os primeiros atendimentos com o projeto do Centro de Apoio ao Morador (CAM), era apenas uma sala pequena onde eram dadas orientações às pessoas que buscavam apoio jurídico ou médico. Com o aumento da procura, foi necessário organizar a documentação, foi então que o fundador Frank Abílio Andrade de Souza, criou o instituto que levaria a junção de dois nomes Abílio, seu pai avô e Pontes, seu padastro, nascia assim o Centro de Inclusão Social e Apoio à Família – Instituto Abílio Pontes.

Com sede na Rua Francisco Marques Filho, N° 118, Alvorada/Redenção Cep: 69.046-430  o Instituto Abílio Pontes, iniciou suas atividades, facilitando o acesso no atendimento à saúde e educação junto aos moradores do Bairro da Redenção. A procura por atendimento foi tão grande que passaram a atender famílias em situação de vulnerabilidade social com a doação de produtos alimentícios como verduras, frutas e entre outros, além de uma parceria com o Projeto Amigos Solidários para a realização de ações sociais voltadas para atendimentos médicos, jurídicos e emissão de documentos para as famílias carentes do bairro.

Esse trabalho foi crescendo e passaram a atender em vários bairros da cidade de Manaus, tais como: Fazendinha, Monte Pascoal, Japiim, Petrópolis, Santa Etelvina, Conjunto Viver Melhor, Nova Cidade, Comunidades Ribeirinhas (Bom sucesso, N.S. de Fátima) e entre outros. Antes da Pandemia em média 5 mil pessoas eram atendidas por mês, esse ano o numero de pessoas atendidas chegam a 12 mil por mês.

Novas parcerias foram feitas e surgiu o projeto de inclusão social do idoso “Despertar da Melhor Idade: Envelhecendo com Alegria” surgiu com o objetivo de atender o público da terceira idade localizado na comunidade do bairro da Redenção e adjacências, oferecendo-lhes atividades de ginástica, dança, acompanhamento psicossocial, rodas de conversa e passeios turísticos, diminuindo o sedentarismo, a baixa autoestima e viabilizando a socialização, a vontade de viver e a felicidade. Atualmente devido a pandemia esse grupo de pessoas fazem suas atividades em suas casas e recebem toda ajuda necessária do Instituto.

O Instituto também realiza o projeto “Há Esperança”, que auxilia dependentes químicos em sua ressocialização à sociedade com a ajuda de profissionais capacitados, acompanhamento psicológico e familiar através de reuniões e rodas de conversas.

A parceria com o MESA BRASIL SESC, um programa nacional de bancos de alimentos que combate a fome e o desperdício, promovendo a cidadania e a melhoria da qualidade de vida, das famílias em situação de vulnerabilidade social. Outra parceria foi com o Fundo Manaus Solidária da Prefeitura de Manaus, que ajuda a desenvolver os projetos com os idosos.

Atualmente o Centro de Inclusão Social e Apoio à Família – Instituto Abílio Pontes, está inserido na rede socioassistencial, amparado pelo Sistema Único de Assistência Social – SUAS 2019, como um Centro de Conivência que executa o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O qual está referendado ao Centro de Referência da Assistência Social – CRAS – Redenção. O pastor Frank conta com uma equipe de voluntários que tem se desdobrado para atender as famílias que procuram ajuda, nesse período de pandemia todos os cuidados tem sido tomado e alguns serviços estão suspensos, o seu lema é um versículo bíblico que diz: “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.” Gálatas 6:9

 

 

Leia mais

Trio é preso por tráfico de drogas em ações distintas em Manaus e no interior do AM

Marcilon Souza

Incêndios florestais pioram a qualidade do ar em várias partes do Amazonas

Marcilon Souza

Treinador de jiu-jitsu é preso por pedofilia durante evento em Balneário Camboriú

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais