25.3 C
Manaus
23 de novembro de 2024
DestaquesMundo

Biden e Xi discutem questões econômicas e relação entre EUA e China

Foto: Kevin Lamarque

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reuniu nessa quarta-feira (15) com o líder chinês Xi Jinping, pela primeira vez em um ano. Eles trataram de negociações que podem aliviar o atrito entre as duas superpotências sobre conflitos militares, tráfico de drogas e inteligência artificial.

Biden recebeu o líder chinês em Filoli, em uma casa de campo e jardins a cerca de 48 km ao sul de São Francisco, nos Estados Unidos, onde participam de encontro do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).

Em suas observações iniciais, Biden disse que os EUA e a China têm de garantir que a concorrência entre eles “não se transforme em conflito” e gerir suas relações “com responsabilidade”.

Xi disse a Biden que muita coisa aconteceu desde a última reunião, há um ano, em Bali. “O mundo emergiu da pandemia da Covid, mas ainda está sob os seus tremendos impactos. A economia global está em recuperação, mas a sua dinâmica permanece lenta”, disse.

Xi chamou a relação entre EUA e China de “a relação bilateral mais importante do mundo” e disse que ele e Biden “assumem pesadas responsabilidades pelos dois povos, pelo mundo e pela história”.

“Para dois grandes países como a China e os Estados Unidos, virar as costas um ao outro não é uma opção”, explicou ele. “Não é realista que um lado remodele o outro, e o conflito e o confronto têm consequências insuportáveis para ambos os lados”, ponderou.

Tensão

Os líderes dos Estados Unidos e da China vão procurar reduzir a tensão daquela que muitos consideram a relação mais importante do mundo, mas o real progresso nas grandes diferenças que os separam talvez tenha que ficar para outro momento.

Autoridades de ambos os lados do Pacífico têm expectativas baixas, uma vez que Biden e Xi se preparam para discutir Taiwan, o Mar da China Meridional, a guerra Israel-Hamas, a invasão da Ucrânia pela Rússia, a Coreia do Norte e os direitos humanos, temas que os líderes têm sido incapazes de para resolver divergências há tempos.

Biden e Xi chegaram a São Francisco na terça-feira (14), onde participarão da cúpula da Apec.

Líderes do grupo de 21 países – e centenas de executivos em São Francisco – reúnem-se no meio da relativa fraqueza econômica chinesa, das disputas territoriais de Pequim com os vizinhos e de um conflito no Oriente Médio.

Leia mais

Polícia procura por homem suspeito de ameaçar e divulgar imagens íntimas da ex-namorada no AM

Marcilon Souza

Criminoso encapuzado rouba dois estudantes na Zona Norte de Manaus

Marcilon Souza

Motorista de APP fica ferido após acidente em avenida de Manaus

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais