30.3 C
Manaus
28 de novembro de 2024
DestaquesMundo

Tanques de Israel deixam a Faixa de Gaza em início de cessar-fogo

(Israel), 24/11/2023.- Israeli soldiers carry out maintenance work on battle tanks on the border with the Gaza Strip, in southern Israel, 24 November 2023. Israel and Hamas agreed to a 4-day ceasefire agreement, mediated by Qatar, the US, and Egypt, that came into effect at 05:00 AM GMT on 24 November, with 50 Israeli hostages, women and children, to be released by Hamas. And 150 Palestinian women and children that were detained in Israeli prisons to be released in exchange. More than 14.000 Palestinians and at least 1,200 Israelis have been killed, according to the Gaza Government media office and the Israel Defense Forces (IDF), since Hamas militants launched an attack against Israel from the Gaza Strip on 07 October, and the Israeli operations in Gaza and the West Bank which followed it. (Egipto, Catar) EFE/EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON

Um comboio de tanques militares e veículos blindados de Israel foi visto deixando a Faixa de Gaza nesta sexta-feira (24), data que marca o início do cessar-fogo temporário entre os israelenses e o grupo terrorista Hamas. A trégua, que começou às 7h (2h pelo horário de Brasília), tem duração prevista de quatro dias e permitirá que reféns capturados pelos terroristas sejam libertados.

Apesar do início do cessar-fogo, um porta-voz do governo israelense informou que o Hamas teria lançado um foguete contra Israel, o que fez com que o país chegasse a acionar sirenes para alertar sobre possíveis ataques com foguetes contra comunidades na fronteira. No entanto, nenhum estrago foi reportado em razão do ocorrido.

AJUDA HUMANITÁRIA
Os primeiros caminhões que integram o comboio humanitário com medicamentos, combustível e gás – parte da ajuda que será entregue no contexto do início da trégua – entraram nesta sexta na Faixa de Gaza pela passagem terrestre de Rafah, que conecta o Egito com o enclave palestino, segundo relataram diferentes fontes.

A emissora de televisão egípcia Al Qahera News mostrou ao vivo os caminhões de ajuda entrando pela travessia, em um total de 60 no primeiro comboio. Por outro lado, o Exército israelense informou que quatro tanques de combustível e quatro tanques de gás de cozinha foram transferidos do Egito para organizações de ajuda humanitária da ONU no sul da Faixa de Gaza.

– Isto foi aprovado pelo governo israelense no âmbito da pausa e no âmbito da libertação dos reféns, conforme acordado com os Estados Unidos e com a mediação do Catar e do Egito – destacou o comunicado militar de Israel.

O diretor do Serviço Estatal de Informação, Diaa Rashwan, que atua como porta-voz do governo egípcio, afirmou hoje que 130 mil litros de combustível e quatro caminhões de gás provenientes do Egito entrarão diariamente na Faixa de Gaza, bem como 200 caminhões de ajuda humanitária desde a entrada em vigor da trégua.

O Egito continuará também a receber grupos de crianças feridas de Gaza para tratamento no país, bem como estrangeiros e cidadãos com dupla nacionalidade do enclave. Pela primeira vez desde o início do conflito, o lado egípcio também permitirá a entrada voluntária na Faixa de Gaza aos palestinos retidos no país.

SOBRE O CESSAR-FOGO
A primeira trégua entre Israel e o Hamas entrou em vigor nesta sexta, depois de mais de um mês e meio de guerra, no âmbito de um acordo que prevê a libertação de 50 reféns em troca da entrega de 150 prisioneiros palestinos. O cessar-fogo, que durará quatro dias, poderá ser estendido para dez se o Hamas entregar mais pessoas sequestradas.

Nesta sexta, os primeiros 13 reféns israelenses dos 240 detidos pelo grupo terrorista, todos eles mulheres e crianças, deverão ser libertados às 16h (11h de Brasília), segundo anunciou o governo do Catar, um dos mediadores da trégua.

Leia mais

Plínio critica venda de reserva de urânio no Amazonas à estatal chinesa

Central de Jornalismo

Silvia Abravanel relembra que se tremia quando Silvio Santos a chamava de ‘burra’

Central de Jornalismo

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 60 milhões

Central de Jornalismo

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais