28.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
CidadeDestaques

Visa Manaus apreende 150 quilos de pescado irregular em fiscalização conjunta com a Adaf

Fotos - Divulgação / Semsa

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), realizou, nesta quarta-feira, 29/11, a apreensão de aproximadamente 150 quilos de pescado exposto para venda, sem selo de inspeção e registro no órgão competente, em um estabelecimento da zona Centro-Sul da capital.

“A ação de hoje foi motivada por uma denúncia recebida pela Adaf, que requisitou o apoio da Visa Manaus para que o local pudesse ser inspecionado dentro das competências específicas de cada órgão”, explicou o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

No estabelecimento, foram encontrados frutos do mar, como caranguejo, camarão, crustáceos, lagosta e polvo, em embalagens de rotulagem inadequada, nas quais não constava qualquer identificação relativa à origem dos produtos ou certificações de inspeção sanitária, elementos que garantem a segurança do consumidor, como informa Ewerton.

“A ausência de certificação sanitária em alimentos representa um perigo potencial para o público, que fica sem a garantia de que a manipulação prévia do alimento e seu processo de embalo ocorreram em condições adequadas, livres de contaminação”, afirma o diretor da Visa Manaus.

Ewerton ressalta que a aquisição de alimentos nessas condições sujeita os compradores a riscos sérios de saúde. “Esse consumidor estará se arriscando ao adquirir um alimento contaminado, que pode ocasionar vários agravos de saúde e até levar a óbito”, afirma.

Os alimentos apreendidos foram encaminhados para o Aterro Sanitário Municipal para o descarte adequado.

Pelas infrações, o estabelecimento irá responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), sem prejuízo de outras sanções administrativas. O valor unitário atual da UFM é de R$ R$ 134,77.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

Leia mais

Bolsonaro indiciado: saiba quais foram os crimes do ex-presidente apontados pela PF

Marcilon Souza

Mulher de 36 anos é morta a tiros em Manaus; marido é principal suspeito

Marcilon Souza

Oportunidade: Sine Manaus divulga 320 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (22)

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais