27.3 C
Manaus
22 de novembro de 2024
CidadeDestaques

Vice-prefeito enaltece a primeira noite do ‘Boi Manaus 2023’ e convida o público para segunda noite

O vice-prefeito e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, representou, nesta sexta-feira, 1/12, o prefeito David Almeida na primeira noite do evento mais aguardado pelos brincantes da cultura amazonense, o “Boi Manaus 2023”, no sambódromo de Manaus, zona Oeste, e exaltou a importância da festa para a cidade.

“O Boi Manaus já faz parte do nosso calendário de eventos culturais, e movimenta toda a cidade, sendo de extrema importância por valorizar as tradições da nossa região”, afirmou Rotta.

O “Boi Manaus” é realizado anualmente pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), e neste ano, teve seu calendário adiado devido a forte onda de fumaça que encobriu a cidade no período, mas a alteração de data não diminuiu a grandiosidade da festa bovina, que reuniu milhares de brincantes, nesta primeira noite, para dançar o “dois pra lá, dois pra cá”.

“É com muita alegria e satisfação que estamos abrindo a primeira noite do Boi Manaus 2023. Este ano está sendo fora de época, devido a onda de fumaça, pois comemorávamos no dia do aniversário da cidade, mas graças ao prefeito David, que tem um olhar atencioso para a cultura, não podíamos deixar de realizar a nossa tradição anual, levando alegria à população, que se diverte ao som das toadas dos bois, em um espaço seguro, com uma excelente estrutura e organização”, disse Rotta.

O vice-prefeito também reforçou o convite ao público para a segunda noite do evento. “Convido a todos que puderem vir prestigiar a festa, neste sábado, pois está digna do que espera a população”, finalizou.

Água e acessibilidade

 A primeira noite do Boi Manaus 2023 exaltou a cultura popular, com o tema: “o som que vem da floresta”. Vinte e cinco artistas se apresentaram nos dois palcos montados, com muita toada e ritmo que emocionaram o público presente no sambódromo.

Para o evento deste ano a Prefeitura de Manaus promoveu algumas mudanças, como a permissão para a população entrar com garrafa de água, a proibição a menores de 12 anos e a acessibilidade, com espaço para pessoas com deficiência em uma área maior e com mais comodidade.

Para o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, a Prefeitura de Manaus cumpre o papel da gestão pública em valorizar a cultura do Amazonas e a tradição. “Mais uma vez a gente vê a gestão do prefeito David Almeida cumprindo o papel como poder público em valorizar e apoiar os eventos culturais da cidade. O Boi Manaus é tradicional e faz parte do calendário da cidade, além de movimentar toda uma cadeia econômica, com geração de renda para muitas famílias”, pontuou.

De acordo com o levantador de toadas Fabiano Neves, é importante marcar o território, exaltar a Amazônia e levar a mensagem de preservação, principalmente após o Amazonas registrar a maior seca da história. “É um privilégio estar aqui e poder cantar o nosso ritmo, nossas toadas, na festa da nossa terra. É muito bom cantar a nossa essência, principalmente neste momento que nós passamos por tempos vulneráveis. Estamos exaltando a Amazônia e trazendo a mensagem de preservação que o mundo inteiro precisa cantar”, ressaltou.

Segurança 

Respondendo ao Plano de Ações Integradas (PAI), o Centro de Cooperação da Cidade (CCC) coordenou o colegiado para o monitoramento do evento, fortalecendo políticas públicas e garantindo a segurança das ações.

Além de realizar três reuniões do colegiado, sem registrar nenhuma ocorrência relevante nessa primeira noite, o CCC atuou também no monitoramento do evento, por intermédio das 42 lentes espalhadas em todo o perímetro do festival.

O gerente de projetos do CCC, Mário Henrique, enfatizou as atividades exercidas pelo órgão. “O Centro de Cooperação da Cidade está atuando junto com a coordenação e às equipes de segurança do evento, por meio da ativação do colegiado municipal, que integra os órgãos envolvidos na operação, e no monitoramento das câmeras do CCC, para dar apoio às questões de trânsito e segurança, dentro e fora do perímetro do evento”, explicou.

Confira as atrações para o segundo dia do Boi Manaus: 

 

Sábado, 2 de dezembro, a partir das 19h

20h às 20h30 – Denis Martins e Luciano Araújo

20h30 às 21h – Renato Freitas e Wilson Nobre

21h às 21h30 -Toada de Roda e Ianayra

21h30 às 22h – Boi Corre-Campo

22h às 22h30- Mara Lima e Luanita Rangel

22h30 às 23h – Edmundo Oran e Arlindo Neto

23h às 23h30 – Batucada/Israel Paulain e Sebastião Jr.

23h30 à 0h – Marujada de Guerra e Paulinho Viana

0h à 0h30 – Prince do Boi e Patrick Araújo

0h30 à 1h – Márcia Siqueira e Márcia Novo

1h à 1h30 – Carlinho do Boi

1h30 às 2h – Boi Brilhante

Leia mais

Mauro Cid deixou mala arrumada e contas pagas com medo de prisão

Matheus Valadares

Advogada é presa com 10 quilos de cocaína na Invasão Celebridade, zona Norte de Manaus

Matheus Valadares

Prefeitura de Manaus homenageia 33 profissionais da educação na ‘Galeria de Honra 2024’ por projetos inovadores

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais