25.3 C
Manaus
18 de maio de 2024
CidadeDestaques

Campanha de vacinação contra a gripe no Amazonas continua

Foto: Lucas Macedo/FVS-RCP

A campanha de vacinação contra influenza (gripe) segue em andamento, até 15 de dezembro, nos postos de vacinação do Amazonas. O objetivo é incentivar ativamente a participação da população na campanha como medida preventiva à doença, ampliando as coberturas vacinais nos públicos prioritários.

No Amazonas, a campanha é realizada no último trimestre do ano, devido ao período de chuvas na região norte do país. Normalmente, a iniciativa ocorria no primeiro semestre do ano. No estado, a vacinação é coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância da participação ativa da comunidade. “Esta é uma oportunidade para fortalecer a imunização e proteger a saúde de nossa comunidade. Lembrem-se que, ao se vacinar, não se está apenas cuidando de si mesmos, mas também contribuindo para a saúde coletiva ao reduzir a circulação do vírus”, enfatiza a diretora.

Angela Desirée, coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunizações na Fundação acrescenta que a campanha de vacinação visa contribuir para a construção de uma comunidade mais resistente e saudável, protegendo crianças, idosos e famílias. “A expectativa é que a adesão à campanha resulte em impactos positivos na prevenção de casos de influenza, promovendo a saúde coletiva”, destaca.

Angela destaca, também, que a proposta da campanha é atuar de acordo com o microplanejamento para a vacinação elaborado pelos municípios, a partir da identificação dos grupos prioritários, organização das estratégias e controle da 1ª e 2ª doses.

Uma das pessoas que aproveitou a oportunidade para se prevenir contra a influenza foi a aposentada Marinelza Rodrigues, de 61 anos, em um posto de vacinação na zona oeste de Manaus. “Sempre procuro estar com as minhas vacinas em dia. Entendo que é importante para evitar doenças”, disse.

Grupos prioritários

A oferta da 1ª dose está destinada, nesse primeiro momento, para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (após parto até 45 dias), trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente e caminhoneiros.

Prevenção 

A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente, nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é atender 90% de cada um dos grupos prioritários.

As infecções por influenza estão associadas aos períodos de maior umidade, que caracterizam a sazonalidade. No Amazonas, a sazonalidade ocorre no período chuvoso, correspondendo aos meses de novembro a abril.

Leia mais

Copa do Brasil de Flag Football acontece neste fim de semana na Vila Olímpica de Manaus

Marcilon Souza

‘Jiquitaia’ sai na porrada com outra mulher por causa de ‘presente de Deus’, no interior do Am

Matheus Valadares

Tradicional ‘Baile Rosas de Maio’ reúne terceira idade e elege a rainha da 16ª edição

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais