Fundador da Microsoft, o bilionário Bill Gates elogiou o Sistema Único de Saúde (SUS), chamando o histórico brasileiro na área da saúde de “impressionante”. A fala foi proferida em seu artigo Lições de Salvamento de Vidas do Brasil, publicado nesta terça-feira (12) no blog do magnata, o Gate’s Notes.
– Só quando comecei a trabalhar na saúde pública é que comecei a apreciar o quão impressionante é o histórico do país nesta área, e o quanto o resto do mundo poderia aprender com ele – disse.
No texto, Gates afirma que o SUS conseguiu reduzir a “mortalidade materna em 60%”, e a infantil “em 75%”, “ultrapassando em muito as tendências globais” e aumentando “a esperança de vida em quase uma década”.
– Nenhuma dessas conquistas foi acidental. São resultados de investimentos de longo prazo que o Brasil fez no seu sistema de saúde primário, com os quais outros países podem aprender e imitar – salientou.
O bilionário também frisou, em seu artigo, que atualmente o SUS conta com “mais de 286 mil agentes que atendem quase dois terços da população, quase 160 milhões de pessoas”.
– No Brasil, eles atuam como porta de entrada para o maior sistema de saúde público gratuito e universal do mundo, e seu impacto tem sido transformador – assinalou.
Gates foi além e também elogiou o Bolsa Família, dizendo que o programa ampliou “o acesso e a utilização dos cuidados de saúde”, “dando às pessoas um incentivo para ingressar no sistema de saúde”.