28.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
DestaquesPolícia

Justiça prorroga prisão de técnico de vôlei suspeito de estupro de atletas adolescentes em Manaus

Foto: Reprodução -PCAM

 Manaus  – A justiça do Amazonas estendeu a prisão de Walhederson Brandão Barbosa, técnico de vôlei de 40 anos, por mais 30 dias, após a Polícia Civil identificar mais vítimas do treinador. Ele é suspeito de estuprar atletas adolescentes, tendo sido flagrado dormindo com dois jogadores de 15 anos no início de dezembro. O técnico, que atuava na Seleção Amazonense de Vôlei Sub-16, foi preso em 14 de novembro, com a polícia identificando inicialmente 10 vítimas. Agora, o número de vítimas saltou para 17, todos com idades entre 16 e 17 anos.

A delegada Joyce Coelho, da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e Adolescente (Depca), afirmou que o prazo estendido é fundamental para a conclusão do inquérito que buscará a prisão preventiva do técnico, dada a complexidade da investigação. A polícia alega que Walhederson praticava atos sexuais com os adolescentes, prometendo torná-los atletas profissionais em times de prestígio.

O técnico, preso durante a Operação Bloqueio, teve a prisão temporária decretada por 30 dias, e deve responder por favorecimento à prostituição e exploração sexual dos próprios alunos. A justiça aceitou o pedido de prorrogação na segunda-feira (11).

Após a prisão, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) determinou o afastamento imediato de Walhederson das funções e suspendeu o registro dele na entidade, repudiando qualquer tipo de assédio. A Federação Amazonense de Voleibol também suspendeu o técnico de todas as atividades oficiais e o registro Nacional de treinador no Sistema Nacional de Registro.

O caso evidencia a importância da investigação e do sistema judiciário na proteção dos jovens atletas e na responsabilização de profissionais que cometem crimes contra a integridade física e psicológica dos seus pupilos.

Entenda o caso

Manaus (AM) – Áudio de uma conversa por Whatsapp revela um convite feito pelo técnico de vôlei, preso suspeito de estuprar os próprios jogadores adolescentes. No áudio, ele combina um encontro com uma das vítimas.

De acordo com a Rede Amazônica, a mensagem estava no celular de um dos adolescentes encontrados na casa Walhederson Brandão Barbosa, de 40 anos, no momento da prisão dele nesta terça-feira (14).

“Tudo bom, meu filho? Se você vier, venha sozinho, não precisa trazer os outros meninos, não, tá bom? E que você venha preparado hoje, tá bom?”, diz o técnico.

Operação Bloqueio

O técnico amazonense de vôlei sub-16, Walherderson Brandão Barbosa, de 40 anos, foi preso em flagrante com dois adolescentes na cama, em Manaus, na manhã desta terça-feira (14). Ele estava dormindo com os próprios jogadores, dois adolescentes de 15 anos, dentro do quarto.

As investigações tiveram duração de três meses, após a Central de Denúncias ter recebido um vídeo do técnico mantendo relações sexuais com os adolescentes.

Leia mais

Bolsonaro indiciado: saiba quais foram os crimes do ex-presidente apontados pela PF

Marcilon Souza

Mulher de 36 anos é morta a tiros em Manaus; marido é principal suspeito

Marcilon Souza

Oportunidade: Sine Manaus divulga 320 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (22)

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais