Agentes do Gabinete de Gestão Integrada (GCI) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e Polícia Militar do Amazonas (PMAM) cumpriram um mandado de reintegração de posse na manhã desta segunda-feira (18), por volta das 7h, na comunidade indígena Nusoken, localizada na Avenida do Turismo, bairro Tarumã. Outros agentes, como a Polícia Federal e Corpo de Bombeiros estiveram presentes no local.
Esta é a segunda tentativa de desocupação da área somente este ano. A primeira ocorreu em março. Em outubro as lideranças indígenas protestaram pela posse das terras e construção de moradias às 21 etnias que fazem parte da comunidade. Cerca de 200 famílias foram desocupadas após a chegada das autoridades. Foram utilizadas escavadeiras para a demolição das casas de madeira e alvenaria.
Também estiveram presentes no local representantes da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Grupo Integrado de Prevenção às Áreas Públicas (Gipiap).