Dando continuidade às operações realizadas ao longo de 2023, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) deu início, na tarde da última sexta-feira (29), a uma nova fase da Operação Águia que tem como objetivo reforçar o policiamento ostensivo e reduzir os índices de criminalidade em Manaus. Dando continuidade às operações realizadas ao longo de 2023, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) deu início, na tarde da última sexta-feira (29
“A finalidade dessa operação é estar com as nossas equipes para prevenir eventuais crimes e justamente para inibir essas ações infratoras de roubo e de homicídio também. É uma tropa especializada, pronta para combater o crime violento”, disse o capitão Higor Jatahy, coordenador de operações do Comando de Policiamento Especializado (CPE) da PM.
A Operação Águia é realizada ao longo de todo o ano com ações de presença policial em locais estratégicos com barreiras policiais para abordagens de veículos e aumento do patrulhamento, o que também inclui ações de mapeamento das zonas mais críticas por meio do serviço de inteligência.
As diversas fases da ação têm focos em reduzir índices de homicídios, crimes praticados por motocicletas, redução de roubos e furtos, entre outras ocorrências. Participam da Operação Águia as unidades do CPE: Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon), Companhia de Operações Especiais (COE), Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte) e 1º Batalhão de Policiamento de Choque.