27.3 C
Manaus
10 de setembro de 2025
BrasilDestaques

2023: Brasil registrou aumento de internações por trombose

Foto: Divulgação

Entre janeiro e agosto de 2023, em média 165 pessoas foram internadas no Brasil por trombose venosa. As informações são da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).

De acordo com a entidade, a média diária registrada representa um recorde na série histórica, iniciada em janeiro de 2012. Desde então, foram mais de 489 mil internações para tratar o problema.

O doutor Marcelo Zanoni, médico especialista em cirurgia vascular, endovascular e ecografia vascular, explicou que a trombose acontece quando há formação de coágulo sanguíneo em uma ou mais veias.

– O coágulo bloqueia o fluxo de sangue, causando dor ou edema na região. Caso esse coágulo se desprenda e se movimente na corrente sanguínea, ocorre a embolia, que pode levar a lesões graves e fatais – ensina o médico.

Alguns fatores de risco contribuem para o desenvolvimento da doença, como obesidade, uso de hormônios, gestação, pós-parto, idade, tabagismo, pós-cirúrgico, histórico familiar, câncer, doenças crônicas, doenças agudas e outros.

Os sintomas mais comuns da trombose são edema e dor no local afetado. Ao sentir um desses sintomas, é importante procurar um médico para que o diagnóstico seja feito e iniciado o tratamento. O médico vai receitar formas de barrar o aumento do coágulo, remover o trombo e prevenir a embolia ou danos definitivos nas válvulas venosas.

Leia mais

Morre Meire Morato, mãe do cantor Lucas Morato e ex-mulher de Péricles

Matheus Valadares

Trabalhador sofre acidente fatal após ser imprensado por toras de madeira no interior do AM

Matheus Valadares

Brasil sucumbe à altitude e encerra campanha com desempenho alarmante

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!