23.3 C
Manaus
8 de outubro de 2025
DestaquesMundo

Papa Francisco pede “proibição universal” da barriga de aluguel

Foto: EFE/EPA/MAURIZIO BRAMBATTI

O papa Francisco descreveu a barriga de aluguel como “deplorável” nesta segunda-feira (8) e pediu à comunidade internacional que se comprometa a “proibir universalmente esta prática”, durante seu tradicional discurso de início do ano perante o corpo diplomático credenciado na Santa Sé.

– O caminho para a paz exige respeito pela vida, por toda a vida humana, a começar pela da criança que não nasce no ventre materno, que não pode ser suprimida ou convertida em produto comercial. Nesse sentido, considero deplorável a prática da chamada barriga de aluguel – afirmou.

Na opinião de Francisco, a prática não só “ofende gravemente a dignidade das mulheres e das crianças”, mas “se baseia na exploração da situação de necessidade material da mãe”.

– Uma criança é sempre uma dádiva e nunca objeto de um contrato. Por isso, apelo à comunidade internacional para que se comprometa a proibir universalmente esta prática. Em cada momento da sua existência, a vida humana deve ser preservada e protegida, embora eu note, com pesar, especialmente no Ocidente, a propagação persistente de uma cultura de morte que, em nome da falsa compaixão, descarta crianças, idosos e doentes – destacou.

O pontífice também criticou fortemente a “teoria de gênero”, que considerou “extremamente perigosa”.

– Infelizmente, as tentativas ocorridas nas últimas décadas de introdução de novos direitos, não totalmente compatíveis com os originalmente definidos e nem sempre aceitáveis, deram origem a uma colonização ideológica. A teoria de gênero ocupa um lugar central, o que é extremamente perigoso porque apaga as diferenças na sua pretensão de tornar todos iguais. Tais colonizações ideológicas provocam feridas e divisões entre os Estados, em vez de favorecerem a construção da paz – completou.

Leia mais

Presidente do Equador sobrevive a atentado em meio à onda de protestos no país

Matheus Valadares

Preso em Manaus suspeito de aplicar golpes com empresas falsas

Matheus Valadares

Conselho de Ética abre processos contra Marcos Pollon, Van Hattem e Zé Trovão por motim na Câmara

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!