31.3 C
Manaus
4 de dezembro de 2025
Cultura

Festival Afro-Amazônico Virtual reunirá artistas, mestres populares e comunidades indígenas e quilombolas

Nesta sexta-feira (10/07), às 18h, será realizado o Festival Afro-Amazônico Virtual, com a participação de artistas, mestres populares, indígenas, quilombolas e manifestações culturais em uma transmissão no YouTube (canal Instituto Cultural Ajuri – Inca). A live marca a data de abolição da escravatura no Amazonas e também apoiará a campanha “Amazônia Contra a Covid”, que busca arrecadar recursos em apoio a comunidades indígenas localizadas em municípios onde a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) desenvolve atividades acadêmicas.
O presidente da ONG Instituto Cultural Ajuri (Inca), Marcos Moura, explica que o evento tem como missão combater o racismo estrutural, preconceito e exclusão, dando voz às comunidades indígenas e quilombolas. “Ganhamos apoio de vários artistas para este propósito e também vamos contribuir com a campanha da Ufam para ajudar as comunidades indígenas que estão enfrentando essa triste pandemia. É papel da arte e o dever social do nosso instituto”, ressalta.
Entre os artistas e personalidades confirmados, segundo Moura, estão Nilson Chaves (Belém-PA), Mestre Silvan Gavão (Alter do Chão-PA), Mestre Chico Malta (Alter do Chão-PA), Patrícia Bastos (Macapá-AP), Magda Pucci do Grupo Mawaca (São Paulo-SP), Boi de Morros (São Luís-MA), babalaô Ivanir dos Santos (RJ), Márcia Kambeba (São Paulo de Olivença-AM),  James Rios (Manaus-AM), Djuena Tikuna (AM) e Márcia Novo (Manaus-AM).
“Além destas atrações, teremos a banda anfitriã, que é a banda Ajuri, com mais de 36 anos de estrada, liderada por mim, que estará ao vivo de Parintins. Os demais artistas estarão em suas cidades e vão mandar suas participações em vídeos”, revela. “E também teremos mais de 15 participações de lideranças indígenas de diferentes aldeias e etnias, e também de representantes das comunidades quilombolas para falarmos de suas bandeiras e resistências, e revelar uma Amazônia irmanada, unida por uma causa solidária”, declara.
Durante a transmissão, será disponibilizado um QR Code para o público contribuir com doações. Para mais informações sobre o evento: (92) 99360-4978.

Leia mais

“Aquelas que me habitam”: espetáculo resgata ancestralidade e resistência feminina amazônica

Matheus Valadares

Espetáculo “Menino” transforma dor em poesia e estreia dia 27 de julho no coração de Manaus com entrada gratuita

Central de Jornalismo

Acessibilidade cultural: Projeto de longa-metragem de Marcos Tupinambá apresenta lendas amazônicas com sessões inclusivas

Central de Jornalismo

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!