A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realiza dragagem e desassoreamento no igarapé da comunidade Novo Reino 2, no bairro São José Operário, zona Leste. Por dia, a equipe, com apoio de uma retroescavadeira e escavadeira hidráulica, retira, aproximadamente, 380 metros cúbicos de materiais imprestáveis, como entulhos e sedimentos.
“Esse é um trabalho necessário para a população, que sofre há anos com a falta de limpeza dos igarapés. Quando chove, o risco de transbordar e causar alagamentos na área aumenta bastante. A determinação do prefeito David Almeida é de trabalharmos todos os dias para retirar as toneladas de materiais descartados de forma incorreta e tornar a vida da população melhor dentro das comunidades”, afirma o secretário de Obras, Renato Junior.
O serviço deve se estender a outros 14 igarapés da capital e se tornar recorrente, pois evita as sobrecargas nas redes de drenagem e os alagamentos nas residências.
Lucineide Morais, 47 anos, destacou o trabalho da gestão para a qualidade de vida da comunidade. “Quando as máquinas da prefeitura chegaram aqui, foi uma alegria, por termos a tão sonhada dragagem. Só agradecer ao prefeito David Almeida e ao secretário de Obras, Renato Junior, por estarem olhando pelo povo. Entrava prefeito e saía prefeito e ninguém fazia nada”, relata a moradora.
Em dezembro de 2023, a Prefeitura de Manaus assinou ordem de serviço para início imediato de limpeza de três das principais fozes da capital: São Raimundo, Educandos e Tarumã. Semanas depois, a gestão sinalizou estender o serviço para outros 14 leitos em bairros e comunidades.