15 de setembro de 2025
Polícia

Álvaro Campelo e Mayara Pinheiro fogem da Comissão do Impeachment, diz Dermilson Chagas

A Comissão do Impeachment está em formação na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e já tem a primeira polêmica. Acontece que os deputados do Progressistas (PP) Álvaro Campelo e Mayara Pinheiro não querem ser indicados, “por motivos de fórum íntimo”, como leu o líder do bloco, deputado Belarmino Lins, em plenário. O problema é que o partido, já representado pelo líder, tem mais uma vaga e quer indicar o deputado Cabo Maciel, do PL.

A oposição não gostou nada de saber que o PP quer dar a vaga ao PL e alguns deputados se manifestaram dizendo que isso desequilibrará a proporcionalidade dos blocos. O deputado Dermilson Chagas, ao criticar a tentativa do PP, chegou a sugerir que Álvaro e Mayara abrissem mão, temporariamente, da cadeira de deputado estadual e permitissem que os suplentes assumissem o lugar para que o partido ocupe as duas vagas que tem na comissão.

“Daqui a pouco vão chamar o suplente, vão inventar modas. Pode pedir licença um dos deputados ou os dois podem pedir licença e convoca o suplente. Eu acho que essa situação é mais louvável, é simpática”, disparou Dermilson Chagas. “O partido se nega em dar a cara, vir a público, e defender o governador”, opinou o deputado de oposição.

Procuradoria

A Procuradoria da Casa Legislativa, que acompanha todo o processo de formação da Comissão do Impeachment, disse, à princípio que seria inviável atender ao requerimento do PP justamente por causa da proporcionalidade dos partidos. O PP tem direito a duas vagas e o PL à uma, que já está ocupada pela indicação da líder do governo, deputada Joana Darc.

Depois, a Procuradoria disse que seria possível fazer essa manobra caso os demais partidos aceitassem a desproporcionalidade que o ato vai causar. Então, a deputada Alessandra Campêlo (MDB), vice-presidente da Assembleia, sugeriu que houvesse uma votação do pedido dos Progressistas.

Diante do impasse, o presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PRTB), disse que não se sentia a vontade em participar, nem mesmo só presidindo, dessa decisão. Então, deixou a mesa e suspendeu a sessão.

Leia mais

Manauara de 26 anos morre a facadas pelo ex no Mato Grosso

Matheus Valadares

Serial killer de Tefé é achado morto em caso de cemitério clandestino e necrofilia

Matheus Valadares

Populares espancam ‘Lorão’ após ser acusado de roubos em Maués

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!