26.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
DestaquesPolítica

Posse ilegal de arma motivou prisão de Valdemar Costa Neto

Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, foi preso pela Polícia Federal nesta quinta-feira (8/2) por posse ilegal de arma. O armamento foi encontrado pelos agentes durante cumprimento de mandados de busca e apreensão da Operação Tempus Veritatis, que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados pelo suposto planejamento de um golpe de Estado após derrota nas eleições de 2022.

Costa Neto foi preso em sua residência, na região central de Brasília, que fica no mesmo prédio que a sede do PL, também visitada pela PF no início da manhã desta quinta.

Em contato com a reportagem, a defesa do presidente do PL alega que a arma estaria registrada no nome de um filho de Valdemar.

Tempus Veritatis

A PF cumpriu mandados de prisão e busca nesta quinta, no âmbito de investigação sobre suposta organização criminosa que trabalhou para uma tentativa de golpe de Estado.

Além de Costa Neto e Bolsonaro, foram alvo de busca e apreensão pessoas próximas do ex-presidente e que fizeram parte de seu governo, como o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); e Braga Netto e Anderson Torres, ex-ministros que chefiaram as pastas da Defesa e Justiça respectivamente.

Já entre os presos, estão Filipe Martins, ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, e coronel Marcelo Câmara, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Atualmente, Câmara era segurança de Bolsonaro contratado pelo PL.

Outros presos na operação desta quinta são o coronel do Exército Bernardo Romão e o major das Forças Especiais do Exército Rafael Martins.

No total, são cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, quatro de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão. A operação foi batizada de Tempus Veritatis.

O ex-presidente recebeu em Angra dos Reis a visita de agentes da Polícia Federal.

Bolsonaro afirmou que não é medo o que sente em relação a ser preso. “Hoje em dia não é medo. Hoje tudo pode acontecer com qualquer pessoa no Brasil. Em nome de salvar a democracia estão fazendo barbaridades.”

Leia mais

VEJA: Suposto amigo ex3cut@ homem a tiros dentro de táxi em Iranduba

Matheus Valadares

Inter supera Vasco em luta por vaga direta para a Libertadores

Matheus Valadares

Jojo Todynho vira “mãe à distância” e bancará jovem angolano até o ensino superior

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais