10 de janeiro de 2026
CidadeDestaques

Detran-AM autua 223 veículos com escapamento ‘barulhento’ em Manaus

Neste ano, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) já multou 223 condutores por dirigir veículos com a chamada descarga livre ou escapamento esportivo, conhecidos como “torbal”, o que é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A proibição está no inciso X do artigo 230 do CTB, que define como infração grave “conduzir o veículo com descarga livre ou com silenciador do motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante”.

Os veículos pegos nessa situação ficam retidos até regularização, e o condutor acaba multado em R$ 195,23 e perde cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O ruído do escapamento modificado dos veículos é facilmente identificado nas blitze. Os agentes do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) também verificam a ausência do equipamento que filtra a emissão dos gases, conhecido como catalisador.

Segundo o coordenador de operações do Neot, a maior incidência de descarga livre e de uso de escapamento esportivo acontece em motocicletas. “Além de incomodar as pessoas com o barulho, a descarga esportiva ou a ausência de silenciador, aumenta a emissão de gases nocivos ao meio ambiente”, explicou Arthur Francisco.

Nos seis primeiros meses do ano passado o Detran-AM autuou 288 motoristas pela infração. Este ano, no mesmo período, o número foi 29% menor. As apreensões envolvem não apenas motocicletas, mas carros e caminhões.

Leia mais

Amazonas FC estreia no Barezão 2026 neste sábado (10)

Matheus Valadares

Clima esquenta na Casa de Vidro do Norte após troca de farpas entre Ricardinho e Brigido

Matheus Valadares

Amazonastur recebe cônsul do Cazaquistão para fortalecer parcerias no turismo

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!