23.3 C
Manaus
13 de setembro de 2025
Cidade

Prefeitura realiza fiscalização e orientação de prevenção à Covid-19 em restaurantes do Centro

Para combater a disseminação do novo coronavírus na cidade, a Prefeitura de Manaus, por meio da Vigilância Sanitária municipal (Visa Manaus), vem realizando ações preventivas de rotina em restaurantes da capital. Na tarde desta sexta-feira, 10, o alvo da fiscalização foram restaurantes do Centro.

A ação é para orientar donos de restaurantes sobre ações de combate à Covid-19. Os fiscais verificam se os estabelecimentos possuem identificação visual de distanciamento, proteção dos talheres, uso de luva para manuseio dos utensílios por parte dos funcionários, disponibilidade de álcool em gel e lavatório para higienização das mãos, placas indicativas de obrigatoriedade do uso das máscaras, entre outras.

Para os clientes dos estabelecimentos, foi reforçada a orientação para que não haja aglomeração, respeitem o espaçamento de dois metros entre as mesas e o distanciamento de 1,5 metro. A Visa também orienta que o pagamento da conta seja feito, prioritariamente, por meio de cartão, evitando o manuseio de cédulas.

O fiscal da Visa Manaus, Fabrício Barros, ressalta que as visitas da vigilância são para orientação, mas não deixam de funcionar como uma real fiscalização. “Nosso objetivo é orientar os donos dos estabelecimentos e garantir a saúde da população, mas caso haja alguma irregularidade grave o estabelecimento estará passível de autuação e posterior aplicação de multa”, ressaltou.

Regras

As normas a serem seguidas por restaurantes e outros serviços de alimentação neste período de flexibilização das atividades comerciais foram reunidas em Nota Técnica (04/2020 – DVisa/SUBGS), e podem ser consultadas por empresários e clientes no site da Secretaria Municipal de Saúde (semsa.manaus.am.gov.br).

Entre as orientações para o segmento estão funcionamento com capacidade reduzida; distância de, pelo menos, dois metros entre as mesas; acesso somente com máscara; espaço e insumos obrigatórios para lavagem das mãos; orientações para higienização em local de fácil visibilidade; local adequado para o descarte de luvas e máscaras; cobertura das mesas com material descartável; álcool em gel 70% sobre cada mesa.

Além disso, o estabelecimento deve garantir guardanapos descartáveis e embalados individualmente; molhos e temperos em sachês; talheres em embalagens individuais; pagamento, preferencialmente com cartão; uso de máscara e protetor facial por colaboradores em contato com clientes; reforço nas medidas gerais de higiene pessoal e de boas práticas no preparo e manipulação de alimentos.

Leia mais

VEJA: ‘Grauzeiro’ embriagado causa acidente fatal de trabalhador no Colônia Antônio Aleixo

Matheus Valadares

Manaus enfrenta onda de calor e registra 36,1 °C, a maior temperatura de 2025

Matheus Valadares

Manobra irregular provoca acidente fatal de motociclista por app na Av. das Torres

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!