28.3 C
Manaus
23 de novembro de 2024
AmazonasDestaques

Ibama denuncia lixão a céu aberto e garimpo ilegal em Japurá

Foto: Reprodução Instagram @joelaraujo_

Na sua avaliação a alta renda per capta do município, advinda em grande parte do garimpo ilegal, não se reverte em melhorias ambientais como exemplo temos a situação de ausência de gestão dos resíduos o que provocou o surgimento do lixão à céu aberto; e sociais como a violência, exploração do trabalhador, IDH de 0,522, baixo se comparado com outras municípios da região, crianças fora da escola e saúde precária.

Os municípios pequenos geram mais resíduos orgânicos o que pode ser revertido em favor da agricultura familiar através da compostagem e isso, segundo ele, viria a ajudar até na alimentação saudável das crianças nas escolas, defende.

Segundo o Analista Ambiental, o lixão de Japurá é “espraiado”, distribuído por várias pequenas áreas e no vídeo publicado em anexo pode ser observado muitas sacolas plásticas. Um problema comum nos municípios do Amazonas.

“Fazer a correta gestão dos resíduos não deveria ser um problema. A solução já existe na literatura e exemplos pelo mundo. No Brasil, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos nos apresentou a Gestão Integrada”, disse o Analista Ambiental, Atualmente respondendo pela Superintendência do IBAMA-AM.

A questão dos lixões têm sido objeto de denúncias há mais de um mês. Já foram publicadas situações dos lixões de Parintins, Tefé e Autazes.

Leia mais

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Matheus Valadares

Homem m@ta atual parceiro de sua ex após não se conformar com a separação, em Rio Preto da Eva

Matheus Valadares

Na despedida da temporada, Amazonas FC encerra Série B com vitória sobre o Ituano-SP

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais