32.3 C
Manaus
18 de abril de 2025
DestaquesPolítica

Incêndios e brigas internas abrem processo de expulsão de Bivar, do União Brasil

A executiva nacional do União Brasil decidiu dar início ao processo de afastamento e expulsão do atual presidente da sigla, Luciano Bivar. O requerimento foi aprovado nesta quarta, 14, em Brasília, em meio a um intenso conflito interno na sigla.

Nesta semana, o presidente eleito, Antonio de Rueda, acusou Bivar de ter ligação com dois incêndios que atingiram sua casa e de sua irmã, em Pernambuco. Integrantes do partido, ainda que sem provas, dizem que o incêndio tem motivação política.

A votação feita por membros da gestão de Bivar deu 17 votos a favor e nenhum contra, 15 membros estiveram ausentes. Bivar não participou e tem 72 horas para se manifestar antes de ser emitida uma decisão cautelar do partido. Depois disso, a executiva vota para decidir se concorda com a defesa ou não, concedendo mais cinco dias para Bivar se defender. A decisão final acontece em até 60 dias.

A presidência do partido, além do comando político e influência interna, traz o comando sobre R$ 500 milhões do fundo partidário.

A reunião do partido aconteceu na sede do partido, em Brasília, e reuniu deputados, senadores, ministros do governo filiados à sigla e ex-parlamentares. Rueda foi eleito presidente no último dia 29 de fevereiro e assumiria o comando da sigla até junho. Ele pode assumir o comando antes deste prazo, caso Bivar perca o comando.

As duas casas do novo dirigente partidário, localizadas na Praia de Toquinho, em Pernambuco, pegaram fogo simultaneamente na noite desta segunda. Segundo o secretário de Defesa Social do Estado, Alessandro Carvalho, há “indícios” de que os incêndios sejam “criminosos”. Os laudos periciais, porém, devem ser divulgados na próxima semana.

O União Brasil é uma junção do PSL, que era comandado por Bivar, e o DEM, que estava sob gestão de ACM Neto. A união das duas siglas resultou em uma bancada com 59 deputados (considerando Bivar) e sete senadores.

Leia mais

“O último dos românticos” tira aliança da boca de peixe e pede amada em casamento

Matheus Valadares

Manaus estreia na Série D neste domingo contra o Trem-AP

Marcilon Souza

Perseguição policial termina com morte de suspeito em Manaus

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!