25.3 C
Manaus
22 de novembro de 2024
DestaquesMundo

Cientistas conseguem “cortar” HIV do DNA de células humanas

Foto: Divulgação

Apesar de já existirem tratamentos eficazes que evitam o desenvolvimento da aids em pessoas que vivem com HIV, a ciência ainda procura uma maneira de eliminar completamente o vírus do organismo. Uma nova pesquisa conseguiu avançar para alcançar o objetivo: cientistas da Universidade de Amsterdã, na Holanda, conseguiram “cortar” o material genético do HIV das células humanas.

Hoje, o paciente precisa tomar medicamentos para controlar a doença indeterminadamente, mas usando a técnica CRISPR de edição genética em laboratório, os pesquisadores retiraram o vírus das células T infectadas. O HIV usa as unidades de defesa para se multiplicar e, por isso, a ideia é eliminá-lo completamente do organismo — assim, os remédios não precisariam ser administrados para sempre.

“Esses achados representam um avanço fundamental no desenvolvimento de uma estratégia de cura“, afirmam os cientistas em artigo publicado para o Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas. O estudo completo ainda não foi publicado em revista científica.

Porém, apesar de os resultados serem importantes, ainda são considerados extremamente prematuros e não é possível afirmar se se tornarão uma cura funcional para o HIV no futuro. A edição genética em uma grande quantidade de células ainda é complicada, e os médicos não têm certeza sobre os efeitos colaterais do tratamento a longo prazo.

Leia mais

VEJA: Suposto amigo ex3cut@ homem a tiros dentro de táxi em Iranduba

Matheus Valadares

Inter supera Vasco em luta por vaga direta para a Libertadores

Matheus Valadares

Jojo Todynho vira “mãe à distância” e bancará jovem angolano até o ensino superior

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais