27.3 C
Manaus
6 de outubro de 2024
Geral

Ministério da Saúde confirma tratamento feito em Manaus como mais eficaz contra Covid-19

Nesta segunda-feira (13), durante sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Hiram Nicolau (PSD) reforçou o protocolo divulgado pelo Ministério da Saúde, que confirma que a ventilação não invasiva (VNI) é mais eficaz no tratamento do novo coronavírus (Covid-19). O método é adotado desde março, por meio da chamada Cápsula Vanessa.

“Nesse último sábado o Ministério da Saúde definiu como novas diretrizes para o tratamento do Corona Vírus o diagnóstico e tratamento precoce e a Ventilação não Invasiva, ou seja, tudo o que já fazemos desde março, o Ministério da Saúde estabelece como tratamento primordial para o combate à Covid 19”, ressaltou o parlamentar.

Hiran Nicolau também cobrou do Ministério Público do Estado (MPE/AM), investigação sobre as milhares de mortes ocasionadas pelo Corona Vírus no Amazonas.

“O Ministério Público precisa agir em relação à omissão do governo do Estado. Pessoas morreram porque o Governo do Amazonas decidiu não usar algo que estava sendo lhe ofertado gratuitamente, equipamentos profissionais e protocolo de atendimento, que foram ofertados sem nenhuma cobrança e simplesmente recusado. Não sabemos o motivo, mas essa recusa causou milhares de mortes. É triste termos visto cenas horríveis de pessoas batendo nas portas de hospitais e voltando para casa, morrendo em casa, sufocadas, sem ar”, disse o parlamentar.

Após o Ministério da Saúde ter reconhecido que o tratamento com Ventilação não Invasiva (que evita a intubação) é eficaz no tratamento de pacientes infectados pelo Coronavírus, vários estados brasileiros, além da Bolívia passaram a adotá-lo.

Hiram Nicolau confirmou a vinda, nesta segunda-feira (13), do diretor-geral da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Brusque (SC). Rodrigo Cesari chega a Manaus para conhecer a Cápsula Vanessa e outros protocolos para alcançar resultados rápidos e eficazes na cura de pacientes atingidos pelo novo coronavírus.

“A cidade de Brusque em Santa Catarina vem hoje a Manaus com representantes do prefeito, para levar esses equipamentos e tratar seus cidadãos. O Estado do Acre usou ,além de Roraima, Pará, Pernambuco e até a Bolívia. Só o Amazonas não usou, porque faltou vontade política que, infelizmente, custou vidas”, lamentou o parlamentar.

O método da ventilava não Invasiva deve ser implantado nos hospitais de Brusque já na próxima semana.

Leia mais

Em situações opostas, Botafogo e Corinthians duelam no Brasileirão

Marcilon Souza

Ataque de Israel mata 100 pessoas na Faixa de Gaza

Matheus Valadares

Amazonas FC anuncia dupla de defensores para sequência da temporada

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais