26.3 C
Manaus
16 de maio de 2024
DestaquesPolítica

Capitão Alberto Neto vota pela soltura de mentor da morte de Marielle Franco

xr:d:DAGB8IfZfVA:26,j:5972197584977626443,t:24041023

O deputado federal pelo Amazonas, Capitão Alberto Neto, votou pela soltura de Chiquinho Brazão, apontado pela PF como um dos mentores da morte da vereadora Marielle Franco. Alberto Neto seguiu seguiu o voto dos demais parlamentares do Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Além de deputados do PL, outros parlamentares do União Brasil (UB) votaram pela soltura do deputado pelo Rio de Janeiro. Brazão é apontado como um dos mandantes da morte de Marielle e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018. A Câmara possui a prerrogativa de decidir pela manutenção ou soltura do acusado.

Cinco dos seis deputados da bancada do Rio votaram pela soltura de Brazão, são eles: Carlos Jordy (PL), Chris Tonietto (PL), Dani Cunha (PL), Delegado Ramagem (PL) e Marcelo Crivella (Republicanos). Chico Alencar (PSOL) foi o único voto pela manutenção da prisão de Brazão.

Partidos como o PSOL, PT, MDB, PSB e PSDB votaram pela manutenção da prisão, enquanto o PP e Republicanos liberaram suas bancadas.

A prisão de Brazão aconteceu no dia 25 de março, por ordem do ministro Alexandre de Moraes. Um dia depois, o plenário do Supremo Tribunal Federal a referendou, por unanimidade. Entretanto, na época do crime, em 2018, Brazão era vereador do Rio de Janeiro. O caso só chegou ao STF depois que Brazão se tornou deputado federal.

As motivações apontadas – a disputa fundiária em zonas controladas por milícias – também não têm relação com o mandato federal do parlamentar, exercido desde 2019 na Câmara dos Deputados.

Leia mais

Delegado Pablo lança pré-candidatura a vereador em Manaus e afirma: “faltam políticos de direita”

Matheus Valadares

Ecomusic – Festival da Canção premiará R$ 7000 para composições inéditas

Matheus Valadares

Instituto Ana Maria Bento, no Conjunto Viver Melhor, oferece reforço escolar com super desconto

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais