21 de agosto de 2025
DestaquesPolítica

Lula sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

Entenda O Que Muda Se Projeto De Lei Sobre “Saidinha” De Presos For Aprovado — Foto: Akira Onuma / Susipe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com veto, nesta quinta-feira (11), o projeto de lei (PL) que acaba com as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O presidente vetou apenas o trecho que impedia a saída temporária para presos que querem visitar suas famílias. A saidinha, como é conhecido o benefício, vale para detentos que já estão em regime semiaberto.

Lula manteve a parte do texto que proíbe a saída para condenados por crimes hediondos e violentos, como estupro, homicídio e tráfico de drogas.

Pela legislação atual, presos que estão no semiaberto, que já cumpriram um sexto do total da pena e que possuem bom comportamento podem deixar presídio por cinco dias para visitar a família em feriados, estudar fora ou participar de atividades de ressocialização.

Antes de ser sancionado pela presidência da República, o projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. A parte da lei que foi vetada será reavaliada pelo Congresso, que poderá derrubar o veto do presidente.

Leia mais

Câmara aprova urgência para isenção do IR de quem ganha até R$ 5 mil

Matheus Valadares

Sine Manaus oferta 312 vagas de emprego nesta sexta–feira, 22/8

Marcelo Maciel

Grávida leva 9 facadas, perdoa ‘presente de Deus’ e reata relacionamento em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!