29.3 C
Manaus
1 de fevereiro de 2025
DestaquesEsportes

Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu Paradesportivo em Manaus fecha primeira edição com mais de 160 paratletas

Foto - Gilson Mello/FME

A Cidade Sul-Americana do Desporto foi o palco do paradesporto e inclusão social no continente neste fim de semana. Com apoio da prefeitura, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME), aconteceu, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, a primeira edição do Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu Paradesportivo.

Organizada pela Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP), em conjunto com a Federação Amazonense de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FAJJP), a competição reuniu mais de 160 paratletas nos combates Gi (com kimono) e NoGi (sem kimono).

“Nós só temos a agradecer à prefeitura, que conseguiu nos abraçar dando esse patrocínio, esse apoio para trazer um evento de grande porte para cá. Tivemos no Brasileiro e conseguimos a chancela de trazer esse primeiro evento para Manaus. Na verdade, é o primeiro evento pan-americano de jiu-jitsu adaptado no Brasil, feito aqui em nossa cidade”, destacou o presidente da FAJJP, Leandro Lucas.

Desde que foi eleita Cidade Sul-Americana de Desporto de 2024, Manaus se habilitou para receber grandes eventos esportivos, como foi com o Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia, e agora com o Pan-Americano de Parajiu-Jitsu. O diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira, afirmou o compromisso da prefeitura em promover a inclusão social por meio da prática esportiva.

“Foi um final de semana emocionante, conhecer a história de cada atleta e a sua relação com o esporte. Mais uma vez se confirma o esporte como ferramenta de transformação social e de inclusão. Essa visão carinhosa que o prefeito David Almeida tem ao paradesporto demonstra o quanto a prefeitura é preocupada com a inclusão e com a participação de todos e com acesso de todos ao esporte, que transforma vidas e a gente pôde contemplar nesse final de semana muitas vidas transformadas por intermédio do jiu-jitsu. Parabéns a todos”, finalizou.

O paratleta faixa preta Maurício Nogueira participou, pela primeira vez, de uma disputa internacional e não escondeu o entusiasmo, agradecendo a oportunidade. “A primeira vez é com uma megaestrutura, graças à nossa prefeitura, aos nossos apoiadores, da nossa federação também, todos que vêm nos apoiando e é muito importante. A gente luta por uma bandeira, que é a inclusão social, é um evento de alto nível, alto rendimento dos atletas profissionais”, pontuou.

Leia mais

Motociclista com sinais de embriaguez bate em poste e morre na Av. Santos Dumont

Matheus Valadares

Pitbull se solta e ataca irmãs em condomínio do bairro Colônia Terra Nova

Matheus Valadares

Menino morre afogado após sair para brincar com amigos, no interior do AM

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais