25.3 C
Manaus
18 de maio de 2024
CidadeDestaques

Ipaam define regras para liberar flutuantes no Tarumã; veja

Análise de pedidos de licença ambiental foi anunciada em audiência pública na terça-feira (23) - Foto: Arquivo/Seinfra.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) definiu as regras para manter os flutuantes no rio Tarumã-Açu, zona Oeste de Manaus.

O licenciamento ambiental de instalação, que garante a permanência no local, estava suspenso desde abril de 2022, por decisão do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).

Entre os principais critérios estabelecidos pelo Ipaam, está a instalação de estação de tratamento de efluentes, o título de inscrição da estrutura e o certificado de segurança de navegação. Também constam:

Impermeabilidade de cozinha, banheiros e locais onde exista motor/gerador;
Separador de água e óleo (SAO);
Kit Sopep;
Análise físico-química da água;
Outorga de Uso do Recurso hídricos para captação da água superficial e lançamento de efluentes;
Controle do armazenamento, destinação e disposição final de resíduos sólidos e derivados de petróleo.
O diretor-presidente do instituto, Juliano Valente, afirmou que Ipaam enviará um projeto de lei à Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), a fim de atualizar as leis em vigor e instituir critérios que os proprietários devem adotar para obter a autorização.

A análise de pedidos de licença ambiental foi anunciada em audiência pública, na última terça-feira (23). A expectativa é dar autorização a 80 flutuantes comerciais.

Por que remover os flutuantes?
A retirada dos flutuantes do Tarumã-Açu foi proposta pelo Ministério Público por preocupação com o meio ambiente e com a recuperação das áreas degradadas no local.

O MP também ressaltou a necessidade de atuação conjunta dos órgãos ligados à área para restabelecer o equilíbrio e melhores condições para o local.

Na época, a ação era contra o município de Manaus e 74 proprietários de flutuantes situados às margens dos rios da capital. Segundo a Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), no entanto, apenas 52 dos réus foram localizados e devidamente citados.

A remoção cumpriu a decisão do juiz Moacir Pereira Batista, da Vara Especializada do Meio Ambiente, que previa a retirada apenas de flutuantes previamente identificados como abandonados.

Leia mais

Copa do Brasil de Flag Football acontece neste fim de semana na Vila Olímpica de Manaus

Marcilon Souza

‘Jiquitaia’ sai na porrada com outra mulher por causa de ‘presente de Deus’, no interior do Am

Matheus Valadares

Tradicional ‘Baile Rosas de Maio’ reúne terceira idade e elege a rainha da 16ª edição

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais