26 de novembro de 2024
Amazonas

Após inspeção da CPI da Saúde, Susam se explica sobre falhas no Hospital Francisca Mendes

 Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde realizou inspeção no Hospital Francisca Mendes na última quarta-feira (15) e encontrou problemas na unidade referentes a falta de equipamentos, insumos e cirurgias atrasadas. O hospital agora é gerido pela integralmente pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e, nesta quinta-feira (16), se explicou sobre os problemas detectados pela CPI.

A Susam afirma que as cirurgias tiveram de ser reduzidas por conta da pandemia do novo coronavírus, a partir de março, e também por conta da transição de gestão realizada em junho. A justificativa apresentada é que a medida serviu para resguardar a segurança de pacientes internados, sendo priorizados atendimentos de emergência e adiados os procedimentos com agendamento, tendo em vista que pacientes cardíacos são do grupo de risco, além de levar em conta os protocolos definidos para procedimentos eletivos.

Entre março e junho, conforme balanço do hospital, 72 cirurgias cardiovasculares foram realizadas no Francisca Mendes. Em junho, no primeiro mês da unidade sob a gestão da Susam, foram feitas 24 cirurgias. Para julho, a meta é ultrapassar 30 procedimentos por mês.

O diretor do Hospital Francisca Mendes, Braz Santos, afirmou que, no primeiro mês sob a gestão da Susam, foi superada a meta de retomar 50% da capacidade operacional do hospital conforme o contexto anterior à pandemia. Ainda conforme o diretor, a meta é aumentar a quantidade de procedimentos até chegar a realização de 55 cirurgias cardiovasculares por mês.

A Susam frisa que a prioridade continua sendo o atendimento de urgências, mas os pacientes que estavam agendados antes da pandemia já estão sendo chamados.

Falta de materiais e medicamentos

A Susam informou que reforçou, nesta semana, o abastecimento de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs) utilizados em cirurgias e procedimentos cardiovasculares, além de medicamentos e produtos para a saúde. Entre esta terça-feira (14) e quarta-feira (15), foram entregues pelos fornecedores mais de 200 materiais para cirurgias cardíacas adulto, pediátricas e neonatais. Também estão sendo entregues materiais para procedimentos de hemodinâmica como cateterismo, angioplastia e colocação de marca-passo.

A Secretaria de Saúde afirma que, com a chegada de novos materiais cirúrgicos, colocará em prática o planejamento para ampliar a oferta de procedimentos no Francisca Mendes.

A Susam também  indica que regularizou o abastecimento de medicamentos e de produtos para a saúde na unidade. Segundo a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), o estoque da unidade estava com 93% de medicamentos e o de químicos cirúrgicos em 85% nesta quarta-feira.

Leia mais

Amazônia tem 90% dos incêndios florestais do Brasil em 2024

Marcilon Souza

Incêndios florestais pioram a qualidade do ar em várias partes do Amazonas

Marcilon Souza

Morre aos 58 anos de idade, o artista plástico amazonense Juarez Lima

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais