34.3 C
Manaus
24 de agosto de 2025
DestaquesPolítica

TSE multa Lula por chamar Bolsonaro de “mentiroso, desumano e incompetente”

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) condenou a Coligação Brasil da Esperança e Luiz Inácio Lula da Silva ao pagamento de R$ 250 mil, por impulsionamento de divulgação de propaganda eleitoral negativa na internet. A ação apresentada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro teve julgamento no plenário virtual do tribunal.

Na propaganda questionada, havia declarações de Bolsonaro sobre a Covid-19 e corrupção e um locutor o chamava e “mentiroso, desumano e incompetente”. No caso, prevaleceu o voto da relator, ministra Cármen Lúcia.

No pedido, a coligação de Bolsonaro alegou que a chapa de Lula apresentou uma propaganda com “graves ofensas à honra e a imagem” do então presidente da República, que também era candidato à reeleição.

Neste ano, o TSE aprovou normas que irão nortear o processo eleitoral. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir do dia 16 de agosto, sendo livre a manifestação de pensamento por meio da web. Entretanto, haverá questionamento se ofender a honra ou a imagem de candidatos, partidos, coligações ou federações partidárias, ou ainda se ou divulgar fatos sabidamente inverídicos.

R7

Leia mais

Mulher em surto é resgatada após subir em transformador no Jorge Teixeira

Matheus Valadares

Corinthians e Vasco se enfrentam neste domingo (24), pela 21ª dodada do Brasileirão

Matheus Valadares

‘Amostradinhos’ assaltam loja de conveniência em Manaus e levam garrafas de whisky

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!