34.3 C
Manaus
20 de setembro de 2025
CidadeDestaques

2ª edição do Quebrando o Coco realiza oficinas gratuitas de coco de roda em Manaus

Objetivo é fomentar a manifestação cultural nordestina na capital amazonense

As aulas são promovidas pelo grupo Cocada Baré, por meio do projeto Quebrando o Coco, e acontecem de 11 de maio até 15 de junho gratuitamente para jovens e adultos na Praça Paulo Jacob, centro de Manaus.
Produzido pela Caldo Negro Produções, o projeto Quebrando o Coco realiza a 2ª edição do ciclo de oficinas gratuitas de coco de roda com o apoio do edital 04/2023 da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. O objetivo principal é desenvolver a aprendizagem do ritmo musical e da dança do coco de roda por meio das oficinas gratuitas destinadas à jovens e adultos.
 As aulas serão ministradas por 5 percussionistas do grupo que vão falar sobre a história da manifestação cultural, bem como da teoria e prática dos instrumentos zabumba, alfaia, triângulo, atabaque, pandeiro, caixa, agbê e ganzá, além da dança do coco de roda. A ação, além de promover conhecimento musical, resgata e preserva os saberes tradicionais e populares que fundamentam a identidade e cultura local.
 “Se trata de uma herança cultural que resiste em meio às transformações e modernizações da contemporaneidade. Devido às mudanças, muitas práticas culturais de caráter popular se tornaram “marginais”, “invisíveis” e “inexistentes”. Na cidade de Manaus, a urbanização contribuiu para o desaparecimento e o desconhecimento dessas histórias e manifestações culturais que tem um valor significativo para a cultura manauara.” explicou Andarilha, produtora do projeto e integrante do grupo Cocada Baré.
Para participar das oficinas, basta comparecer à Praça Paulo Jacob, no centro de Manaus, no dia 11 de maio, a partir das 18h00. Não é necessário ter instrumento próprio e nem inscrição prévia. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo perfil do grupo no instagram @cocadabare.
Novidades
Quebrando o Coco teve sua primeira edição em 2023 e contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas. Dessa vez, o projeto foi pensado para alcançar todos os públicos possíveis. Dessa forma, as aulas serão realizadas em um espaço que facilita a acessibilidade de pcd’s e contarão com intérprete de libras, além de uma comunicação e didática simples.
Para a realização da 2ª edição do projeto, a Caldo Negro Produções em parceria com o Cocada Baré e o grupo Do Quilombo se Fez Samba Raiz realizou a formação Acessibilidade Cultural no mês de abril. A formação levou ao diálogo sobre a presença da acessibilidade e cultura do acesso nas produções culturais, bem como enfatizou a importância da garantia do direito cultural para todos os públicos.
Créditos das fotos: Jessica Oliveira
Serviço:
O quê: Oficinas de coco de roda
Quando: 4 de maio a 15 de junho
Onde: Praça Paulo Jacob, centro.
Horário: 18h00
Acesso: Aberto ao público.
Obs: Não precisa ter instrumento.
Contato: Erica Oliveira – 9299277-0972

Leia mais

Motoboy em alta velocidade atinge ônibus no bairro Parque 10

Matheus Valadares

Defesa Civil realiza teste de novo sistema de alerta em Manaus neste sábado

Matheus Valadares

Peninha deixa o futebol amazonense e é anunciado pelo Serra Branca-PB para 2026

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!