Raimundo Pinheiro da Silva, ex-prefeito de Anamã, interior do Amazonas, foi alvo de uma operação que investiga lavagem de dinheiro para facções criminosas. Batizada de Operação Rota do Rio, a ação acontece simultaneamente em outros estados, nesta segunda-feira (21).
Raimundo é suspeito de lavar dinheiro para traficantes de uma facção criminosa fortemente atuante no Rio de Janeiro. ‘Chicó’, como também é conhecido, atuava como laranja utilizando um frigorífico de sua propriedade. As investigações apontam que os suspeitos lavaram mais de R$ 27 milhões.
A Polícia Civil do RJ comandou a operação que investiga a disseminação de bases da facção carioca em outros estados, incluindo o Amazonas. Até o momento, as autoridades cumpriram 113 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Amazonas, Pará e Minas Gerais.
Entre os presos está “Cocão”, chefe da facção no Morro dos Prazeres. A polícia o apontou como um dos traficantes mais perigosos do RJ e é responsável por ordenar vários assaltos na capital carioca.