9 de setembro de 2025
DestaquesPolícia

Polícia prende “Rafa do PCC”, acusado de aplicar golpes em 200 professores da rede pública

FOTO/REPRODUÇÃO

A Polícia Civil prendeu na noite desse sábado (8), Rafael Bruno Lima de Souza, o “Rafa do PCC”, em um restaurante da zona centro-sul de Manaus. O homem é acusado de chefiar uma organização criminosa que falsificava documentos de professores da rede pública de ensino para fazer empréstimos bancários.

Ao todo, o grupo fez 200 vítimas e desviou mais de R$ 800 mil.

Antes da prisão do líder, a polícia capturou seis membros da organização criminosa, entre os dias 17 e 24 de maio. Os envolvidos são: Gabriela dos Santos Pedroso, Kelly Suellen da Silva Alzier,  Luan Maia Macedo, Marcelo Marques Sales, Manoel Franco de Melo Filho e Arthur da Silva Cardoso.

A Operação Embat apurou que cada membro era responsável por uma atividade no esquema. 

  1.  Um responsável por realizar furtos de identidades (RGs) em setores de achados e perdidos de instituições públicas, e realizar as falsificações de documentos a partir da manipulação dos papéis furtados
  2.  Outro núcleo responsável por resgatar as senhas de autorização de empréstimos consignados junto a empresas de administração de cadastros dos servidores.
  3. Outro núcleo responsável por atuar diretamente nas agências utilizando a documentação falsa para abrir contas bancárias e conseguir os empréstimos;
  4. Outro núcleo responsável por escoar os valores, lavando os recursos a partir do recebimento via transferências pela plataforma PIX em empresas de fachada criadas para lavagem de dinheiro.

Rafae responderá por furto qualificado, estelionato, falsificação de documentos públicos, uso de documentações falsas e falsidade ideológica.

Leia mais

Guerra do tráfico provoca execuções em série durante a madrugada em Itacoatiara

Matheus Valadares

Lula inaugura centro de cooperação policial na Amazônia e rejeita intervenção estrangeira

Matheus Valadares

Polícia Civil prende grupo com 110 kg de cocaína avaliados em R$ 8 milhões em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!