15 de setembro de 2025
DestaquesEntretenimento

Espetáculo ‘Aime Manaus’ leva a cultura amazonense ao Teatro Gebes de Medeiros

Divulgação

Criar um espetáculo que fale sobre a essência manauara na Região Sudeste, é o tema central do espetáculo teatral ‘Aime Manaus’. O evento, assinado pelo Grupo Garagem, acontece nos dias 12 e 13/06, às 20h, no Teatro Gebes de Medeiros, localizado na Av. Eduardo Ribeiro, Centro. A entrada é gratuita.

O espetáculo ‘Aieme Manaus’ faz parte da trilogia Amazônica, iniciada em 2019 com outro espetáculo, o ‘Jogo do Bicho’. O trabalho é uma busca pelas raízes amazônicas e, ao mesmo tempo, mostra as várias faces de ser manauara, a urbanização que faz parte muito fortemente da identidade local e a relação que existe com as diferentes cidades dentro da cidade.

Lu Maya, diretora do espetáculo, conta que os atores do espetáculo assumem o papel de dois artistas imersos num ensaio, empenhados em dar vida a uma peça que aborda a essência de Manaus. A obra teatral surgiu a partir das observações do grupo sobre o que as pessoas do Sudeste entendem a respeito da Região Norte.

“Sentimos que o nosso corpo é visto e consumido de uma forma muito clichê, daí surgiu a proposta de pensar uma obra que traga um pouco desses nossos incômodos e o nosso olhar sobre nossa região”, explica a diretora.

Entre os artistas participantes, destaca-se o ator amazonense Frank Kitzinger, conhecido por sua atuação no premiado curta-metragem “Manaus Hot City”, o qual lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator pelo site Cine Set em 2020.

O artista destaca que recorreu às lembranças de sua infância, às vivências em Manaus e às suas raízes para interpretar seu personagem na peça.

“Esse processo rumo a minha infância não apenas enriquece o trabalho interpretativo no espetáculo, mas também adiciona uma dose de profundidade e identidade à representação do personagem, conectando-me de forma mais íntima com a minha história de vida”.

Já para o ator Gleidstone, as personagens foram sendo criadas a partir de suas lembranças, mas também muitas coisas surgiram na sala de ensaio. “Como todo processo de criação dentro do Grupo, nesse projeto nos debruçamos em estudar o texto, ler artigos e trazer propostas de cena. Isso tudo me move para a criação do personagem”, conclui o ator.

Estão envolvidas na produção mais de 11 profissionais em diversas frentes de trabalhos. O evento do Grupo Garagem leva o apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, através da Lei Paulo Gustavo.

Mais informações podem ser obtidas no instagram @grupogaragem

Leia mais

Sine Manaus oferta 370 vagas de emprego nesta segunda–feira, 15/9

Central de Jornalismo

Acidente na AM-010 deixa vários feridos após motorista sofrer convulsão

Matheus Valadares

Nikolas Ferreira ataca Felipe Neto, Whindersson e pede cancelamento de vistos para os EUA

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!