A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) ativou, nesta terça-feira (25/06), o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), no Bumbódromo, no centro de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A ativação integra as ações da Operação Parintins 2024 e reúne cerca de 60 órgãos das esferas estadual, federal e municipal.
O status para o modo operacional de sobreaviso foi iniciado a partir da assinatura do Plano Tático Integrado (PTI). Todos os órgãos que possuem entregas durante o Festival assinaram o documento.
Durante a assinatura, a SSP-AM, órgão responsável pela coordenação do CICC-L, apresentou aos representantes de todos os órgãos envolvidos os principais pontos que merecem atenção. O chefe do Departamento de Planejamento Integrado (DPI) da SSP-AM, tenente-coronel Alyson Botelho, ressaltou a importância do Festival e o trabalho conjunto de todos os envolvidos na realização do evento.
“Estamos a poucos dias do início, deste que é o maior evento folclórico a céu aberto do mundo e por conta disso, a população da cidade durante esse período duplica e a nossa maior missão é evitar e minimizar qualquer intercorrência”, informou o tenente-coronel Botelho.
Mudança de status
O CICC-L está ativado e atuando no status de sobreaviso. O modo operacional entrará em funcionamento pleno durante os eventos realizados no Bumbódromo. No entanto, no surgimento de qualquer intercorrência, poderá atuar para resolução imediata.
O Centro Integrado estará ativo durante todo o período do festival e será desativado logo após o término da apuração.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destacou que não há dúvidas de que a integração de todos os órgãos é benéfica e quem ganha é o festival e toda a população que vem a Parintins para prestigiar o evento.