35.3 C
Manaus
12 de setembro de 2025
Política

Vice-governador do AM pede arquivamento da denúncia de impeachment por ‘cunho político’

O vice-governador do Estado Carlos Alberto Souza De Almeida Filho (PTB) apresentou uma defesa preliminar com pedido de arquivamento da denúncia que pede impeachment dele e do governador Wilson Lima (PSC) por crime de responsabilidade supostamente praticado. A denúncia foi apresentada à Assembleia Legislativa do Estado nesta quarta-feira (22).

O processo de impeachment, conforme alegado na defesa preliminar, possui cunho político. Almeida pede o arquivamento da denúncia por “ilegitimidade passiva do Vice-Governador; inépcia do pedido e ausência de justa causa”.

O documento se refere à denúncia aberta no final de abril pelo Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), representado pelo Dr. Mário Vianna, que entregou para a Assembleia o pedido de impeachment do governador e vice-governador Carlos Almeida Filho. A categoria alega má gestão da saúde no período da Covid-19 no Amazonas.

A base da defesa encaminhada à comissão é fundamentada no princípio de que não há, na legislação brasileira, o pedido de impeachment de um vice. O documento faz menção a jurisprudências da Justiça no âmbito federal para embasar a tese.

A defesa do vice-governador, também, ao longo do documento inicial, justifica que não houve crime de responsabilidade fiscal cometido sob sua gestão – ao lado do governador Wilson Lima, que além do pedido de impeachment, foi alvo da Polícia Federal em operação recente que investiga supostas fraudes e desvios na compra de respiradores para o Amazonas durante a pandemia do coronavírus.

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) definiu na última semana os membros da Comissão Especial de Impeachment que analisa as denúncias de crimes de responsabilidade supostamente praticados pelo governador Wilson Lima e o vice-governador Carlos Almeida Filho.

Leia mais

STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

Matheus Valadares

Eduardo Braga garante isenção de impostos para mototaxistas, taxistas e fretistas na Reforma Tributária

Matheus Valadares

Flávio Bolsonaro critica condenação de Jair Bolsonaro e ataca Alexandre de Moraes

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!