O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mostrou preocupado com a alta do dólar nos últimos dias. A valorização da moeda norte-americana foi um dos temas da entrevista concedida pelo petista à Rádio Solidariedade, da Bahia, nesta terça-feira (02), durante agenda do presidente do Estado.
Investidores atribuem parte dessa alta às recentes declarações de Lula amenizando a intenção de cortar gastos do governo federal e atacando a política adotada por Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, que recentemente rompeu com os cortes na taxa básica de juros, mantendo a Selic em 10,50%. Também pesa na alta do dólar a incerteza de investidores sobre o futuro da taxa de juros no Estados Unidos
Conforme o presidente, a situação é vista com preocupação pelo governo. No entanto, parte desse movimento no mercado, para Lula, não passa de especulação.
“Obviamente que me preocupa essa subida do dólar. Há uma especulação, um jogo de interesse especulativo contra o Real nesse país. E eu tenho conversado com as pessoas sobre o que a gente vai fazer. Eu tô voltando [a Brasília] na quarta-feira e vou ter uma reunião porque não é normal o que está acontecendo”, disse Lula, que não quis adiantar quais serão as medidas adotadas para acalmar os ânimos do mercado.
O presidente ainda descreveu uma visão mais positiva da economia sob seu governo. “Se você pegar os dados da economia, você vai perceber o quê? Você vai perceber, primeiro, que o PIB está crescendo mais do que a previsão do mercado. Segundo, você vai perceber que o desemprego está caindo mais do que a previsão do mercado”, avaliou
Na segunda-feira (01), o dólar fechou em alta de 1,15%, cotado em R$ 5,65. Com o resultado, a moeda norte-americana acumulou uma alta de 16,49% no ano.
Críticas ao BC
Nessa mesma entrevista, Lula voltou a criticar a independência do Banco Central, comandado por Roberto Campos Neto e justificou sua visão sobre Roberto Campos Neto – indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o cargo. O mandato dele à frente da instituição termina no final deste ano.